|
Já está se tornando quase uma tradição a mudança anual da aparência da linha Impreza. O novo modelo começa a ser vendido em março – como 2004 – e teve uma forte re-estilização na dianteira com um novo grupo de faróis maiores com piscas incorporados ao bloco ótico, mas perdendo o fundo preto, e uma enorme tomada de ar sobre o capô. A traseira ganhou novas lanternas e os aerofólios foram mantidos: discreto no WRX e de competição no WRX STi. A mecânica continua por conta do tradicional motor boxer, de 4 cilindros contrapostos, refrigerado a água, com 2.0 litros, turbo e intercooler, que vai aos 227 cv @ 6000 e 30 kgfm @ 4000. Como no ano passado, a linha WRX, que dá o gostinho do Mundial de Rallye poderá ser adquirida em sedan ou sport-wagon.
Os bancos dianteiros passam a ser parecidos com os de competição e o contagiros foi recolocado no centro do painel atrás de um volante Momo com forração em couro. Um pacote para inverno é disponível como opcional, constando de bancos aquecidos, limpador de pára-brisa com descongelante e espelhos externos aquecidos. Com câmbio manual-5, o WRX é um 4x4 permanente com diferencial central por acoplamento viscoso, dividindo o torque em 50/50, mas alterando essa relação de forma automática, quando necessário. Para melhorar a performance esportiva, o diferencial traseiro também é auto-blocante por acoplamento viscoso.
Mas há um modelo ainda melhor: o WRX STi. Este vem com motor 2.5 litros com 300 cv, 4x4 permanente com diferencial traseiro autoblocante mecânico e dianteiro autoblocante por acoplamento viscoso. O WRX STi tem a mesma potência do modelo do Mundial de Rallye, mas a preparação deste, com motor 2.0 litros, chega aos 60 kgfm de torque, o dobro dos modelos de rua. O câmbio é manual de 6 marchas com curso reduzido da alavanca. Ambos possuem freios a disco ventilados Brembo nas quatro rodas com ABS e EBD. O WRX vem com pneus 205/55 R16 Bridgestone Potenza ou 215/45 R17 em rodas de alumínio enquanto o WRX STi usa pneus 225/45 R17. |
|