Lexus HPX Concept
Texto de José Roitberg

A marca de luxo da Toyota mostrou em Nova Iorque um novo crossover de alto desempenho mais station-wagon que SUV. Suas linhas são muito equilibradas e visualmente agradáveis dando imediatamente a noção de se tratar de um esportivo. Como em outros conceitos dos últimos anos, as grandes portas de abertura central sem coluna “B” oferecem amplo espaço para o embarque dos passageiros.

Segundo a Lexus este é o formato da próxima geração de SUV. Para chegar no HPX, foi utilizada a plataforma do Lexus GS 430, com tração 4x4 permanente, motor V8 de 4.3 litros com 300 cv e câmbio auto-5 e pneus aro 20 de perfil ultra baixo.

Curiosamente, o HPX possui chassi com suspensão independente de altura regulável. Os conjuntos óticos ultra-finos usam leds de alta descarga no lugar das lâmpadas. Mas se o exterior não chamar muito a sua atenção, o painel certamente vai. Com um “volante” tipo aqueles antigos manches de aviões de passageiros com botões para a troca de marchas e menus do computador a coisa já vai ficando interessante. Some a isso os três módulos digitais de instrumentos flutuantes na coluna de direção e o imenso display central do computador e temos uma receita para lá de radical.

Os projetistas estão limpando tanto os painéis que alguém precisa surgir com uma idéia do que fazer com o espaço que sobrou... Os módulos da coluna e o display central são reguláveis em termos da informação mostrada, seu formato, cor e tamanho, como as “peles” (skins) de programas de computador, coisa que está demorando muito para entrar no mercado.

O manche de avião é possível, pois o sistema de pedaleira e direção é todo “drive-by-wire”, sem conexões mecânicas. Mesmo tendo a plataforma 4x4 do GX 430, um futuro e provável HPX seria mais um 4x4 “de inverno” com poucas aspirações off-road. Será que a indústria automobilística está trabalhando com a certeza de uma nova Era Glacial iminente???

© 2003 https://jipemania.com -  voltar para a Jipemania

Jipemania Interativa
VOCÊ PODE COMENTAR ESTA MATÉRIA - CLIQUE AQUI

SOBRE OS COMENTÁRIOS clique aqui