Pontiac G6 Conceito
Texto de José Roitberg

Mais conhecida por seus grandes coupês esportivos, e pelo fracasso do SUV Aztec, a Pontiac, marca da GM, também aponta para o uso de tração 4x4 permanente nos seus esportivos. Mesmo grandão e quatro portas, o quinto passageiro foi expulso do carro, que conta com quatro assentos individuais.

Suas linhas envolventes com uma carroceria que parece ter sido esculpida em um só bloco, chama a atenção no meio dos crossovers anabolizados. Essa beleza plástica tem explicação: a carroceria é de fibra de vidro reforçada com uma estrutura tubular de aço. No interior, uma bela combinação em couro marrom e cinza num painel esportivo com pouca eletrônica e um volante que parece ter saído das pranchetas tortas dos designers da Mitsubishi com aqueles dois elementos verticais na parte de baixo, que nada têm de esportividade.

O compartimento dos passageiros segue a tendência de capota com forte curva introduzida pela Audi há alguns anos atrás. A inclinação em subida para trás, dá o sentimento de arrojo que se espera de um esportivo Pontiac, para suceder linhas como o Firebird e o Trans-Am. A traseira é mais conservadora com o destaque para os quatro escapamentos que apontam para um V oitão lá dentro.

E aí, a surpresa: nada de V8!!! O conceito foi equipado com V6 de 3.5 litros supercharged, oferecendo 37,6 kgfm e 285 cv, com gerenciamento eletrônico voltado para economia de combustível, o mesmo sistema que já está sendo encontrado em motores maiores da GM. Em uso normal, você tem um carro de apenas três cilindros, isso mesmo, meio motor. Ao pisar mais forte, os outros cilindros entram em ação. Isso significa muita economia, principalmente nos engarrafamentos, onde realmente é uma besteira ficar dando comidinha para o motorzão.

A transmissão é auto-5 com tiptronic na alavanca e no volante, acoplada a um sistema de tração 4x4 permanente – retirada do Aztec - , com suspensão independente de altura regulável e freios a disco ventilados de 13 pol. com quatro pistões nas quatro rodas. Todo o conjunto é calibrado para uso esportivo. As rodas são exclusivas, em alumínio com pneus 245/40 ZR20 para alta velocidade. O comprimento é de 4,7 m com largura de 1,78 m e seu peso e pena, com apenas 1.500 kg obtendo uma relação peso potência excelente de 5,26 kg/cv.

© 2003 https://jipemania.com -  voltar para a Jipemania