Bem vinda heresia italiana!
Texto de José Roitberg

Maserati sempre foi sinônimo de super-esportividade. Coupês fantásticos e caros. Sonhos de velocidade, desempenho e exclusividade. Mas agora Maserati também vai ser SUV! Essa é a forma que a Fiat encontrou de partir para dentro do segmento de SUV de luxo e alto desempenho onde já se estabeleceram a Mercedes, BMW, Porsche, VW e em breve também a Audi.

O Kubang é mais um SUV com tração 4x4 permanente e todos os tipos de controles de tração, com estrutura e suspensão projetados para o asfalto. Seu motor V8 de 4.2 litros com 390 cv não deixa dúvidas sobre sua possibilidade de desempenho. Uma das últimas declarações de Luca di Montezemolo, falecido presidente da Ferrari/Maserati, foi: “Nós temos todas as intenções de produzir este carro. Gostamos de transformar sonhos em produtos”.

Oficialmente é um crossover denominado Kubang GT Wagon, onde Kubang é o nome de um tipo de vento na ilha de Java. Seu desenho faz o SUV parecer um enorme carro esporte, ao invés de algo mais parecido com picapes. O tridente na grade oval do radiador marca a exclusividade Maserati. O efeito de esportividade é acentuado pelos pequenos faróis amendoados, pelo enorme pára-brisas e pelos pneus aro 19. Ao contrário de outros conceitos recentes com linhas mais retas e sem detalhes, o Kubang é cheio de curvas, sensual como todo esportivo deveria ser. Na traseira, dois grandes conjunto óticos chegam a ser ofuscados pelos quatro escapamentos ovais, de grande diâmetro, embutidos no pára-choque. Quem assina é Giorgetto Giugiaro, o super-designer italiano, responsável, entre outros, pelos nossos Pálios e Siennas.

Não entrando da onda do “quinto passageiro no outro carro”, o Kubang virá com 5 bancos individuais, inclusive o central traseiro, e uma opção, com certeza desagradável, para mais dois bancos na área de carga virados para trás. Com a retirada dos bancos traseiros dentro da idéia de transportar equipamentos de prática desportiva para duas pessoas, consegue-se 1.500 litros de espaço para carga.

Sua distribuição de peso é excelente com 52% na traseira e 48% na dianteira o que vai se refletir em um comportamento estável e neutro. Com torque de 45,6 kgfm @ 4500 esse Maserati irá de zero a 100 km/h e pouco mais de 5,5 segundos. Sua velocidade máxima deverá estar limitada a 260 km/h. A transmissão é uma manual-6, seqüencial eletro-hidráulica, já encontrada nos modelos Spyder em produção, com controles na coluna de direção, como nos carros de competição, o que pode ser visto na arte do painel. Mas os concorrentes podem ficar tranqüilos, pois os planos da Fiat para a entrada no mercado são apenas para 2005.

© 2003 https://jipemania.com -  voltar para a Jipemania