GM Caminhão Híbrido Militar
Texto de José Roitberg

Faz algum tempo que o exército americano está procurando as soluções de motorização híbrida, ainda sem muito sucesso operacional. Tentando se estabelecer nessa fatia de mercado a GM apresentou seu caminhão que é uma picape cabine dupla com uma unidade fuell-cell auxiliar (APU) que pode ser a base de um novo programa para 30.000 unidades de veículo táticos leves até o final da década.

O sistema reduz o consumo de diesel em 20%. Segundo a nota do fabricante, o custo de transporte do galão de diesel para o campo de batalha pode chegar aos 400 dólares, portanto, 20% de economia é algo muito significativo. A APU substitui geradores elétricos barulhentos, que soltam fumaça e que dependem de combustível no campo de batalha, criando uma unidade de geração de eletricidade limpa e silenciosa.

O veículo em questão é baseado na picape Silverado Cabine Dupla militarizada, com sistemas de visão noturna infra-vermelha, comunicações e comando e um pacote off-road de alta mobilidade. O motor escolhido foi o Duramax diesel V8 com 6.6 litros de 210 cv e 75 kgfm de torque! Ele está acoplado a um sistema híbrido-paralelo, que oferece até 40% de economia de combustível em relação a uma versão similar a gasolina.

O sistema é diesel elétrico e a parte híbrida é acoplada ao trem de força por uma transmissão CVT. Também está sendo usada uma nova geração de baterias elétrica de hidreto metálico de níquel (como a da maioria dos telefones celulares) que pesa 30% a menos que as de ácido, com metade do tamanho destas. A unidade pode produzir 30kw, com saídas em corrente contínua e alternada atendendo todas as necessidades do campo de batalha.

A unidade APU produz 5kw num novo sistema regenerativo, capaz de produzir seu próprio hidrogênio em áreas remotas. Usa o motor a diesel para fornecer energia para a eletrólise da água, que é separa em hidrogênio e oxigênio. O hidrogênio é armazenado para o funcionamento da fuell-cell. Quando ela é usada, combina o hidrogênio com o oxigênio do ar para produzir eletricidade. O resíduo é água, que fica armazenada para produzir o hidrogênio novamente. Em termos de logística o sistema é excelente, pois exige o transporte de água e não de hidrogênio. Em situações de necessidade, a água produzida pelo uso da fuell-cell é potável e pode ser bebida.

© 2003 https://jipemania.com -  voltar para a Jipemania