Ford Model U Conceito
Texto de José Roitberg

Com o centenário da Ford, os projetistas decidiram homenagear o Modelo T, com a criação deste belo conceito. Nem se pode dizer se vai ou não chegar às ruas, pois ele está na linha do Honda Element (X), que ninguém achava que ia ser vendido, mas vai se consolidando no mercado. Com ele, testa-se um monte de novas tecnologias.

O Modelo U incorpora algumas soluções já vistas em outros conceitos como as portas de abertura central em 90 graus para acesso total, tampa traseira para aumento da área de carga e parede traseira removível. Usa bancos estreitos e sinuosos, que dificilmente entram em produção.

A frente é impressionante, superagressiva remetendo aos outros SUVs atuais da Ford. A carroceria em 3 volumes saiu-se muito bem visualmente e os grandes pneus acentuam a esportividade. Neste veículo está sendo testado o primeiro motor superalimentado (supercharged) com intercooler a combustão interna de hidrogênio, com 2.3 litros acoplado a uma transmissão híbrida elétrica paralela. Este motor é baseado no tradicional 2.3 litros a gasolina de 4 cilindros, usado na Ford Ranger, otimizado para hidrogênio, com taxa de compressão 12,2:1 – 25% mais eficiente que os modelos a gasolina. Possui acelerador eletrônico e uma bobina para cada vela.

O interior é reconfigurável com uma série de pontos de fixação onde podem ser mudados os bancos, painel e até mesmo as forrações internas. O controle interno é todo acionado por voz com mais de 50.000 palavras na memória e só fala com você depois de você falar com o carro – não fica perturbando como em outros carros que usam sistemas deste tipo. O computador do carro opera com rede Bluetooth – rede local de curta distância - permitindo o uso de PDAs, telefones e computadores sem fio, dentro do veículo. Possui um sensor de colisões, faróis adaptativos e sistema de visão noturna com diodos a laser perto da faixa do infra-vermelho. Este sistema de faróis varia o facho de acordo com a velocidade do veículo e se ele está em linha reta ou em curvas.

É um carro considerado “verde”, reciclável. Suas estrutura é de alumino e a carroceria é feita com fibras naturais e materiais compostos. O tanque de hidrogênio pode levar 7 kg, tem parede de alumínio de 3 mm, armazenando em estrutura de fibra de carbono a pressões de até 10.000 psi. Pelas fotos, parece pequeno, mas não é: com 4,2 m de comprimento; 1,81 m de largura; 1,65 m de altura e entre-eixos de 2,685 mm (105.7 pol).

© 2003 https://jipemania.com -  voltar para a Jipemania