Ford Freestyle Fx Concept
Texto de José Roitberg

A fórmula do Subaru Baja deu certo e a Ford saiu correndo atrás. Enquanto a empresa japonesa colocou no mercado seu segundo modelo de produção, o Baja Sport, a americana apresenta um conceito nos mesmos moldes, com algumas soluções inovadoras.

A cara do carro é Ford e sobre isso não há dúvidas, alinhado com a linha Explorer. Parece apenas uma Station Wagon de quatro portas, mas não é. Usa o conceito de tampa traseira para aumentar a área de carga, de parede removível atrás dos bancos traseiros, permitindo cargas estreitas e longas entre os bancos traseiros, ou com eles abaixados, um espaço enorme.

Mas inova quando pode ser transformada de Station Wagon para picape cabine dupla, aumentando a versatilidade do conjunto. Nessa recente idéia de mercado, o comprador leva um carro que pode transportar pelo menos quatro passageiros com todo o conforto e desempenho de um bom sedan no dia-a-dia, mas usado com apenas duas pessoas, leva cargas e tralhas para a prática de esportes como mountain bike, jet ski e outros.

Por falta de outra denominação, este tipo de carro é um crossover, nome que aglutina tudo que é misturado e não têm categoria própria. Em breve os crossovers serão maioria e conquistarão o mundo!!! O Freestyle entrará em produção em 2004 e foi projetado do zero, não compartilhando a plataforma de nenhum outro carro da empresa.

Sua construção é monobloco, podendo ser configurado para seis passageiros com três fileiras de bancos, quatro passageiros mais carga ou quatro passageiros mais caçamba aberta. Essa última transformação mais radical, digna de um monstro robotizado de desenho animado japonês, é feita apenas com um toque no botão do chaveiro do carro. Primeiro, as janelas entre as colunas C e D se recolhem para dentro da carroceria; o teto e o vidro traseiro se movem – por trilhos – para frente; por fim, a coluna D avança até se encontrar com a coluna C – muito legal!

O teto inteiro é feito de vidro temperado na cor âmbar, oferecendo a visão, de dentro para fora, de um conversível, com o silêncio de um sedan com capota. Os faróis usam lâmpadas de descarga de alta intensidade e há piscas adicionais nos espelhos. A traseira tem um belo design com indicadores redondos de leds dentro de módulos convencionais e dois escapamentos retangulares ao centro. Os pneus do conceito são Goodyear run-flat (podem rodar furados) de aro 20, mas é provável que o modelo de produção use opções mais conservadoras.

Há chapas de proteção inferiores em alumínio na dianteira e na traseira. O Freestyle será um 4x4 permanente, provavelmente sem reduzida, mas com um câmbio CVT de seis posições e com um motor Duratec V6 de 24 válvulas com 3.0 litros e todas as diversas opções de controles eletrônicos de frenagem, estabilidade e tração.

© 2003 https://jipemania.com -  voltar para a Jipemania