A Chrysler? Perdida?

Texto de Guto Ostergrenn

É, a mais ousada das empresas do setor automotivo sob o aspecto do design, a Chrysler, está sofrendo de um mal do qual somente são acometidos os pseudo-entusiastas. Este mal, faz com que as diretrizes se misturem levando a empresa a um complexo show de contrariedades, como ficou claro em Detroit.

A mesma empresa que criou o conceito de minivan, o Viper, a RAM e o PT Cruiser, está parecendo acéfala. Ela criou uma wagon super esportiva, pode? Não que o carro seja ruim, isso não! O design também não desagrada, mas, convenhamos, ela não tem nada de americano, de clássico ou tradicional. Tá! Tudo bem, a grade é Dodge e alguns traços da carroçaria também, mas alguém se lembra de alguma wagon clássica e esportiva produzida na terra do Tio Sam? Claro que não! Lá, as wagons, mesmo com enormes motores V8, quando são clássicas, usam aplicações de madeira nas laterais (“woodies”) e calotas comportadas. Elas foram criadas para ser o carro da “patroa”. Produzir uma wagon esportiva é coisa de europeu, ideal para Mercedes-Benz preparadas pela AMG etc.

Mas, de uma certa forma há um alento para os puristas, os novos motores ganharam em tecnologia. Mais eficientes (potência e consumo), mais compactos e mais leves são argumentos que agregam valor a qualquer conceito. Estes fatores, sob a forma de melhores relação peso/potência e distribuição de peso, são vantagens capazes de calar boa parte das críticas. Uma boa compensação, afinal.

Quase indescritível, este conceito monoposto de quatro rodas beira a insanidade. É totalmente contrário ao pensamento tradicional automotivo Dodge, mas seria bem-vindo nas pistas do Motorcycle Drag Racing...


Senhora dos designs arrojados e de lançamentos surpreendentes, confirmados, as vezes, menos de 12 meses após sua apresentação como conceito, a Chrysler, através da Divisão Dodge, que este ano apresentou o SUV Durango Hemi, errou feio criando o quadriciclo Tomahawk equipado com motor V10. Dodge e moto ou quadricíclo, ou qualquer outra mistura que não seja com automóvel, é mais que ousadia: é insanidade. Parece que a turma perdeu as rédeas!

Revestida como se pertencesse ao cenário de filmes do tipo Blade Runner ou Fuga de Los Angeles, ou qualquer outro no gênero dark/demolition esse veículo nada tem a ver com o espírito do automobilista, seja ele americano ou de qualquer outro lugar do planeta. A menos que a Dodge esteja pretendendo lançar motos ou quadricíclos, o que seria um passo muito errado (dentro desta marca), este exercício de estilo leva nota mínima. Não vamos dar nota zero, porque o aspecto noir criado até que não foi dos piores. Mas, se ela chegar a ser produzida teremos medo de conferir seus resultados de venda.

Mas o que levaria a DaimlerChrysler a apresentar tal conceito? Há duas respostas possíveis: a primeira diz que um conceito assim poderia manter a fama de ousada sem gastar muito – todos sabem que motos custam menos para se produzir que automóveis – e a segunda e mais provável, porque os comandantes, agora quase todos alemães, resolveram viajar no chucrute e, como nunca fizeram isso, escorregaram feio.

Já dissemos isso antes, mas nunca é demais repetir: é importante que determinadas tradições sejam mantidas, de forma a não se descaracterizar produtos e marcas. O traço purista deve ser perpetuado, senão, brevemente, com a enxurrada eletrônica que vêm acontecendo ano-a-ano, os carros poderão ser chamados de qualquer coisa, menos de automóveis. Vamos deixar as estradas revestidas com super condutores, os joy-sticks que substituem o volante, a propulsão por magnetismo canalizado e amplificado, e todas essas evoluções radicais para nossos bisnetos e vamos viver todas as emoções do guiar; do comando sobre a máquina conforme é mais agradável: com a possibilidade de erro e acerto. Se você é um automobilista nato, sabe o que isso significa. Mas, se você não sabe ou não entendeu, continue lendo a NMA. Quem sabe nós não te contagiamos! Vrum, Vruuum...

Ah, será que essa configuração que é 4x4 conseguiria fazer curvas, ainda mais na imensa velocidade que o motor V10 ofereceria?

© 2003 https://jipemania.com -  voltar para a Jipemania