Cadillac SRX
Texto de José Roitberg

Os carros Cadillac sempre foram radicais. Lembra do “rabo-de-peixe”? O SRX não fica atrás com um interessante conjunto ótico de quatro elementos verticais integrados, bem diferente do resto que roda por aí. O teto e a frente formam uma cunha rompida por uma traseira maciça com lanternas verticais, vidro envolvente, escapamento duplo redondo e grandes luzes de ré como a das antigas Toyotas SW4. A produção começa nos próximos meses.

O SRX entra no segmento prêmium dos crossovers 4x4 e tem capacidade para rebocar 1.590 kg, coisa importante para os americanos. É uma evolução do conceito Vizon apresentado há exatamente um ano atrás, mostrando que muitos conceitos que aterrissam já estão realmente na linha de montagem. É mais um crossover que vai tomar o espaço de sedans, minivans e SUVs derivadas de picapes.

Estará disponível em versões com tração traseira ou 4x4 permanente. Seu entre-eixos longo com uma distribuição de peso 50-50 favorecem a estabilidade em altas velocidades. Terá opção de dois novos motores Northstar VVT – Tempo de Válvulas Variável. Um V6 de 3.6 litros de 260 cv @ 6500 e 35 kgfm @ 2800 com bloco em alumínio, e um V8 32 válvulas com 4.6 litros de 315 cv @ 6400 e 43 kgfm @ 4400. Ambas acopladas a câmbios auto-5 de controle eletrônico com tiptronic. No modelo 4x4 AWD os três diferencias são abertos e o ABS é usado para controlar a tração.

A suspensão tem um inovador sistema de amortecedores com fluido magnético que promete uma reação mais rápida e uma suspensão ativa adequando-se ao estado do piso a todo instante. Todos os elementos da suspensão são de alumínio, reduzindo o peso suspenso e melhorando ainda mais o desempenho. A dianteira tem braços longos e curtos com 203 mm de curso e a traseira é multi-link montada em sub-chassi com 250 mm de curso. Os controles eletrônicos habituais estão todos presentes. Os freios são a disco ventilado nas quatro rodas e os modelos V6 usam rodas de aro 17 pol. com pneus Goodyear enquanto os V8 usam rodas e 18 pol. com pneus Michelin.

Com a terceira fileira de bancos opcional, pode levar sete passageiros. Estes bancos extras embutem no assoalho por comando elétrico. O teto é de vidro e o maior em produção atualmente podendo deslizar para abrir até a segunda fila de bancos. O interior é cheio de porta trecos com dois embutidos na área de carga, caso não haja bancos opcionais. Além das saídas e controle de ar-condicionado, a parte de trás do console central tem um DVD com central de jogos.

© 2003 https://jipemania.com -  voltar para a Jipemania