Buick Centieme Concept
Texto de José Roitberg

Comemorando o centésimo aniversário da marca Buick, o conceito Centieme – que lembra centésimo – vem se colocar no seleto segmento dos SUVs prêmium para seis passageiros com três fileiras de bancos. Seu design é arrojado, parrudo sem ser agressivo, com capô bem alto e faróis de neblina acompanhando o formato da tradicional grade oval da marca. A assinatura deste quase mono-volume é nada menos que do italiano Bertone. Não se deve acreditar que o custo do design foi gasto apenas para uma comemoração e é provável que essa plataforma entre em produção.

Enquanto os europeus já partiram para os câmbios auto-6 e os japoneses para os auto-7 (para otimizar o funcionamento do motor) os americanos ainda engatinham e colocam neste conceito um auto-4 de controle eletrônico, junto com um belo motor V6 de 3.6 litros com dois turbo-compressores, oferecendo 400 cv e 55,3 kgfm.

É um 4x4 permanente com sistema de direção nas quatro rodas e controle de tração derivado dos super carros de rallye, o Versatrack, que transfere o torque não só entre as rodas da frente e as de trás, mas também da direita e da esquerda. A suspensão é independente nas 4 rodas de alumínio aro 22 pol. com pneus exclusivos Michelin. Como no conceito Cheyenne os freios a disco são de 15 polegadas com seis pistões na frente e quatro atrás.

No interior, poltronas tipo “capitão”, envolventes e com muito couro. As da segunda fila possuem seis ajustes elétricos e chegam para frente, eletricamente para facilitar o acesso dos dois passageiros da terceira fila. O câmbio automático tem um pequeno controle na coluna de direção, muito melhor que qualquer tipo de alavanca, mas o painel parece ter saído de um Karman Ghia da década de 60: até chave no painel tem... Vai ser retrô assim lá na festa de 100 anos... O couro do volante sequer merece consideração. O console central desliza entre as fileiras de bancos e os dianteiros possuem telas de DVD na parte traseira.

© 2003 https://jipemania.com -  voltar para a Jipemania