Mitsubishi Lancer EVO VIII
Texto de José Roitberg

Um sedan que faz a cabeça de muita gente chega a sua oitava versão no Salão de Los Angeles 2003, num modelo apenas para o mercado Norte Americano: o internacional está na sétima versão. Esse carro é praticamente igual ao carro que disputa o WRC, mas com todos os confortos de um veículo urbano e sem os equipamentos de competição. Se em anos passados, coçar a carteira e comprar um carro destes era sinônimo de estar dirigindo um campeão mundial, este ano, após uma temporada decepcionante, será que o comprador vai se entusiasmar com um carro que disputou as últimas colocações do campeonato?

Agora as coisas boas. Ele custa menos de 30 mil dólares, pelo que, leva-se: um 4x4 full-time com diferencial central por acoplamento viscoso e traseiro auto-blocante; motor 2.0 litros turbo com intercooler de 217 cv @ 6500 e 37,7 kgfm @ 3500 (com taxa de compressão baixa, apenas 8,8:1); freios a disco ventilados Brembo de 17 polegadas com 4 pistões na dianteira e de 16 polegadas na traseira com ABS esportivo e EBD; pneus exclusivos 235/45ZR17; painel esportivo e volante Momo; bancos especiais e câmbio manual de 5 marchas.

A reestilização foi pesada, com destaque para o grande aerofólio traseiro em fibra de carbono e plástico – o primeiro de série em um sedan 4 portas -, e novos conjuntos óticos transparentes na traseira. Na frente, as grandes entradas de ar chamam a atenção. A de baixo é apenas para o inter-cooler. Sobre o capô dianteiro de alumínio, há uma grande saída de ar quente para ajudar a refrigerar o conjunto. É um sedan grande, com 4,5 metros de comprimento, mas apenas 1.350 kg. Seu velocímetro otimista vai até 170 mph (274 km/h). O consumo na cidade fica em torno dos 7,6 km/l e na estrada, 11 km/l. Para o primeiro ano, serão produzidas apenas 6.500 unidades.

© 2003 https://jipemania.com -  voltar para a Jipemania