Ford Faction Concept
Texto de José Roitberg

E vai vencendo a facção que prefere SUVs para o asfalto ao invés de veículos 4x4 para as estradas de terra. Esse modelo, arrojado para os padrões da Ford, é o primeiro projetado pelo Ingeni, novo estúdio da empresa em Londres. O resultado foi um SUV urbano com duas portas recheado de aparelhos multi-mídia.

Um deles é o City Eye – Olho da Cidade – um sistema de câmera que oferece a visão panorâmica para trás do veículo projetada num monitor estreito e comprido, formado por três telas independentes no topo do painel. Durante o uso normal, as informações devem ser projetadas nestas telas. Você não viu a alavanca do câmbio semi-automático, porque ela é retrátil e se recolhe, abrindo mais espaço interno.


Detalhe de tela do City Eye em funcionamento

A dianteira tem elementos que lembram o Ford Explorer atual e alguns dos conceitos mais antigos sobre aquela plataforma com curiosas setas amarelas circulares em torno dos faróis halógenos – sinceramente eu queira ver isso aceso... A linha lateral é simples, quase lisa, com grande destaque para o vidro lateral traseiro com um desenho harmonioso.

Na traseira temos as lanternas altas como em vários modelos que já estão nas ruas, mas sem uma lanterna baixa para neblina, tão necessária exatamente em Londres... A enorme porta reta e baixa permite acesso fácil por trás e o vidro pode ser abaixado pelo comando de portas do chaveiro, para manuseio de pequenos volumes.

O trem de força definido para o Faction é o motor Duratec ST de 2.0 litros do Ford Focus europeu retrabalhado para 167 cv. Você pode perceber bons ângulos de ataque e saída que não vão fazer feio em estradas de terra, junto com tração 4x4 permanente e freios a disco nas quatro rodas com ABS, EBD e controle de tração.

© 2003 https://jipemania.com -  voltar para a Jipemania