Daewoo vai de off-road
Texto de José Roitberg

Numa das primeiras iniciativas dentro da nova fase da Daewoo, assumida pela GM, foi apresentado o conceito todo-terreno Oto, no Seul Motor Show, em andamento na Coréia do Sul. É um crossover quatro portas, mas que parece ser coupê com um estilo externo interessante, mas com um interior fantástico, usando o que se pode esperar de mais moderno.

Sua dirigibilidade deve conciliar performance esportiva com capacidade restrita para off-road. Há uma terceira fila de bancos que mais parece estar lá para ser comentada que para ser utilizada... A linha lateral é bem marcada com um forte vinco ascendente e pára-lamas traseiros salientes. O ângulo de saída é quase total e se pode ter a certeza de que a traseira não vai agarrar em nenhum obstáculo.

O painel mais parece o de uma nave com capacidade orbital do que o de um carro para terráqueos. Um monte de telas de cristal líquido dão todas as informações possíveis, com um grande sistema de navegação bem no meio. Logo abaixo temos o sistema de som e o controle da parte eletrônica com uma trackball (mouse) no centro. O volante no estilo dos antigos manches de aviões comerciais aumenta ainda mais a sensação de nave espacial e libera totalmente a visão do painel. É bom lembrar que os aviões comerciais modernos usam joysticks, tendo abandonado os manches.

As portas de abertura central dão acesso irrestrito ao interior do Oto. Entre os bancos conceituais que temos visto, estes nos parecem os mais anatômicos e realistas, apostando numa pequena espessura para aumentar o espaço interno. O carro parece pequeno mas não é, com 4,5 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,71 m de altura. Seu entre-eixos é de 105 polegadas garantindo bom espaço interno. Se entrar em produção será um 4x4 com tração permanente por demanda, provavelmente sem reduzida. Mas a maior curiosidade é uma inédita montagem transversal de um motor GM de 6 cilindros em com 2.5 litros, 157 cv @ 5800 e torque de 24,5 kgfm @ 4000, permtida pela grande largura do veículo.

© 2003 https://jipemania.com -  voltar para a Jipemania