Estréia Mundial da Picape Musso
Texto e fotos de José Roitberg


Foto divulgação SsangYong

Alguém podia imaginar São Paulo como palco para o lançamento mundial de algum veículo? Veja bem: Porsche Cayenne, segunda apresentação mundial no Brasil; GM Journey, primeira apresentação; Ford EcoSport, primeira apresentação; Crosslander 2.8, primeira apresentação; Jalapão com motor Iveco, primeira apresentação e a picape Musso, lançamento mundial da SsangYong coreana sendo apresentado ao mundo pela primeira vez.

Ué, mas já li outras matérias sobre o Salão e ninguém falou nada disso... Mas aqui, você sabe: a coisa é mais embaixo – olhamos o chassi e a suspensão! A maioria da mídia está pouco ligando para o que não seja Ferrari ou custe os olhos da cara. Estão se importando mais com o Fiat Stilo ou com o Polo Sedan, deixando o resto de lado, como se não significasse nada.

O Musso picape será fabricado na Coréia, como os outros veículos da marca e sua venda no Brasil deverá se iniciar em janeiro de 2003, com uma expectativa de 600 unidades/ano. Ela mantém o excelente espaço interno para os passageiros que o Musso tem, junto com uma área de carga aberta, se tornando uma das únicas picapes cabine dupla projetada ao contrário. O normal é pegar uma picape normal e esticar a cabine, sempre tentando manter a maior área de caçamba possível. O resultado é o que todos conhecemos: péssimos bancos traseiros. Nesse caso, a cabine ficou como estava. Isso coloca a picape Musso já com um fator diferencial imediato em relação a S10, Ranger, Frontier e L200: ou seja, terá um banco traseiro verdadeiro e confortável.

Entrará na briga em duas versões, com o motor Mercedes Benz turbo diesel com intercooler, de 5 cilindros com 2.9 litros e 120 cv. É 35 cm mais longa que o Musso, com exatos 5 metros de comprimento e é a primeira picape produzida pela empresa. Com as modificações, chega aos 142 km/h e tem uma autonomia em torno dos 700 km. Olhando para ela, temos uma certa sensação de estranheza, mas poderá botar um pouco de lenha neste segmento, se o consumidor decidir sentar no banco traseiro antes de efetuar a compra.

Serão equipamentos de série: ar-condicionado, direção hidráulica, volante com ajuste de altura, tração 4x4 com reduzida com câmbios manual-5 ou auto-4, espelhos e vidros elétricos, limpador com sensor de chuva, capota marítima para a caçamba, vidros verdes e cintos com regulagem de altura. Os opcionais são: freios a disco na traseira com ABS, rodas de liga leve, airbag para o motorista, bancos de couro, faróis de neblina, quebra-mato e estribos, ar-condicionado semi-automático, CD player com viva voz para o telefone e espelho interno automático.


Foto divulgação SsangYong

 

© 2002 https://jipemania.com