O Retorno da SsangYong
Texto de José Roitberg e fotos divulgação SsangYong


Musso

Tem gente que está vendo este filme pela terceira vez, mas agora atores e diretores são outros. A empresa SsangYong Motors do Brasil é uma subsidiária da matriz coreana, chegando ao Brasil através de investimentos do grupo Tricos de Portugal, empresa com mais de 40 anos e que atua em 19 países. O mesmo grupo está envolvido na construção da unidade industrial da Fabral em Palmas, Tocantins, para a produção do jipe Jalapão – abordado em outra matéria.

Na Coréia, a SsangYong está no mercado também há 40 anos, com muita experiência na fabricação de veículos 4x4, tendo inclusive, produzido o Jeep sob o nome Korando, em um acordo com a AM General e depois com a Chrysler. Fez outro acordo de parceria com a Mercedes Benz, desde 1991, para uso de seus motores a gasolina e a diesel.

O primeiro modelo de Jeep da SsangYong foi o CJ5-van postal em 1974. Depois vieram: um modelo militar para 2 homens com motor de 115 cv em 1980, o CJ7- ambulância com motor a diesel de 90 cv em 1982, o Korando-4 com motor a diesel de 75 cv em 1987.


Musso com seu estilo bem diferente dos outros SUVs

O modelo mais conhecido no Brasil é o Musso, sucesso na Europa, sendo um forte concorrente em relação às marcas tradicionais - se você não se importar com um logo estranho na grade. No Musso, você encontra acabamentos simples ou de luxo que não são inferiores ao de veículos mais caros. O espaço é excelente tanto na frente quanto no banco traseiro. A preocupação com a ergonomia chega a ponto de possuir uma pedaleira desenhada para uso desportivo, permitindo um bom “punta-taco”.


Musso interior com muito espaço para 4+1 passageiros

O modelo atual conta com dois tipos de motores, todos Mercedes: 2.9 litros turbo diesel com 120 cv @ 4000 e 24,5 kgfm @ 2250 e o 3.2 litros de 6 cilindros em linha com 235 cv @ 5750 e 30,1 kgfm @ 4000, que levam esse SUV de boas dimensões aos 190 km/h. Os câmbios podem ser manual-5 ou auto-4, de fabricação australiana, com reduzida de 2,48:1 oferecendo uma primeira reduzida de 42:1 no modelo manual e 33,2:1 no automático, números para calar a boca de muita gente. Entre os opcionais estão ABS com controle de tração TCS e controle eletrônico da suspensão.

O Musso não é monobloco, mantendo a construção convencional de carroceria sobre chassi. Suas dimensões são: 4.656 mm de comprimento, 1.864 de largura e 1.735 de altura. A altura mínima do solo é de 195 mm. A suspensão dianteira é independente, com barras de torção, amortecedores e estabilizadora, enquanto a traseira é uma tradicional 5-links com eixo rígido e amortecedores. Os freios são a disco ventilado/disco e o tanque tem capacidade para 70 litros.


O jipe Korando TD de 5 cilindros

O segundo veículo conhecido pelos brasileiros é o Korando um jipe capaz e confortável com espaço real para 4+1 passageiros. Seu interior e ergonomia são diferentes do Musso. Mesmo sendo mais esportivo, a pedaleira perfeita não foi utilizada nestes modelos. O Korando estará à venda apenas com o motor turbo diesel de 2.9 litros com cinco cilindros e com 120 cv. Sua altura livre do solo é de 195 mm também, mas isso pode ser melhorado com o uso de pneus mais adequados para trilhas. É um pouco mais curto, com 4.330 mm de comprimento e 1.841 mm de largura.

As opções de câmbio são as mesmas, bem como suspensão, freios e tanque, exceto pelo uso de diferencial traseiro auto-blocante opcional. Há dois tipos de carrocerias: toda fechada e com capota de lona na parte traseira, que cá para nós, não serve para nada, mas um monte de fabricantes adota. Conversando com os diretores da nova empresa, sente-se firmeza e a certeza de que a marca está voltando para ficar.

 

© 2002 https://jipemania.com