Mitsubishi Airtrek é um crossover para o Brasil
Texto e fotos de José Roitberg

Esse Airtrek é um crossover entre sedan e SUV, também conhecido por Outlander nos EUA, que estaria melhor posicionado no segmento do Subaru Outback e outros poucos similares. Não é uma opção off-road, mas está no segmento dos que nem andam fora-de-estrada nem saem de cima das estradas de terra. Ou seja: vai passar bem na neve, nos desertos australianos, nas estradas enlameadas que levam aos sítios e áreas de produção agrícola, com conforto para 4 passageiros e boa área de bagagem: 402 litros ou 1.049 litros com o banco traseiro 30/70 totalmente abaixado.

Com pneus 225/60 R 16, sua altura livre do solo é até maior que a do Jeep Willys: 205 mm. Será vendido apenas com o motor 2.4 litros GDI a gasolina de montagem transversal com caixa INVECS-II auto-4 adaptativa com sports-mode (tiptronic). Esse motor oferece 136 cv @ 5000 e 21 kgfm @ 2500. É um 4x4 permanente, sem reduzida, com diferencial central por acoplamento viscoso com conjunto semelhante ao utilizado no Lancer Evolution (de rallye ou de venda normal), fornecendo 50/50% de torque durante o uso normal e alternado essa relação sob demanda. A suspensão dianteira é independente McPherson reforçada enquanto a traseira também é independente com multi-link, ambas com molas helicoidais.

O painel de instrumentos usa o conceito de alavanca de câmbio montada alta no centro e mesmo com três cores e cheio de curvas, conseguiu ser um conjunto harmonioso e diferente. Mas o volante de 4 raios foi obviamente desenhado para visualização do painel e não para uma posição de pilotagem adequada.


Foto divulgação Mitsubishi

 

© 2002 https://jipemania.com