Kia Sorento vem brigar na faixa dos 100 mil
Texto e fotos de José Roitberg

O novo SUV da Kia, lançado a uns 3 meses exatamente em Bali, na Indonésia, faz parte do projeto de levar a empresa coreana a se situar entre as cinco maiores do setor automobilístico no mundo. Para o mercado brasileiro virão dois modelos.

O primeiro a gasolina – a partir de janeiro - com motor V6 de 3.5 litros com 197 cv @ 5500 e 30,1 kgfm @ 3000 e o segundo, um turbo diesel de 2.5 litros – no segundo semestre de 2003, mas com 140 cv @ 3800 e 32 kgfm @ 2000, acoplados a uma transmissão auto-4 com controle eletrônico. O Sorento é um 4x4 com tração part-time de acionamento eletrônico com engate até 80 km/h, com reduzida e diferencial traseiro auto-blocante da marca Eaton, tornando-o um veículo off-road mais capaz com 205 mm de altura livre do solo. A tração permanente é opcional.


Foto divulgação Kia

Mantendo as coisas dentro do tradicional, o Sorento tem carroceria montada sobre um chassi com nove membros transversais com suspensão independente na dianteira e multilink com eixo rígido na traseira. As 4 rodas de aro 16 usam pneus Michelin 245/70 R16, ao contrário de outros modelos da marca que vêm com pneus coreanos (que nunca geraram reclamações), e têm freios a disco ventilados com ABS nas quatro.


Foto divulgação Kia - modelo com câmbio manual-5

Todos os itens atuais de conforto estão presentes, como um bom ar-condicionado automático, CD changer de 6 discos no painel com 280 W (com controles no volante) e oito alto-falantes, controle elétrico de pinos, vidros e espelhos, cruise control, airbags dianteiros e, de uma forma inusitada para veículos de preço mais baixo, airbags laterais para os passageiros do banco da frente e do banco traseiro. Pacotes opcionais podem conter teto solar, console de teto com computador multi-funções, bancos com oito regulagens e vários outros itens, que são tanto prezados por quem compra um bom SUV.

O Sorento tem bom espaço e conforto na frente, mas poderia ser um pouco mais folgado atrás em relação ao seu comprimento de 4,6 metros. O banco traseiro é tradicional 60/40. Pode rebocar 1,5 toneladas e já vem de fábrica com tomada elétrica para o reboque. A suspensão traseira tem um sistema de auto-nivelamento que mantém a posição do Sorento mesmo rebocando cargas pesadas. Lá fora, a garantia é de 160.000 km ou 10 anos para o conjunto propulsor e contra perfuração da carroceria por corrosão.

Ainda sem preço definido devido a dança do dólar, a Kia do Brasil espera poder vender entre 100 e 125 mil reais, com estudos para trazer a versão 4x2, um pouco mais barata.


Foto divulgação Kia

 

© 2002 https://jipemania.com