O Disputado Mercado da Bandeirante
Texto e fotos de José Roitberg

Mesmo com um monte de unidades de picapes Toyota Bandeirante que ainda vão rodar por uns 20 anos ou mais por aí, o vazio deixado pelo abandono de sua produção está sendo disputado por opções mais modernas, mais capazes e mais confortáveis.

Uma delas é a versão 4x4 do caminhão Bongo da Kia, sucessor de um modelo mais antigo que teve uma pequena importação e venda no Brasil. Agora, ele chegou para atacar o nicho. O Bongo 4x2 é um sucesso no Brasil e a anunciada fábrica da Kia iria começar produzindo este modelo.

O Bongo 4x4 faz parte da linha de produtos coreanos e começa a ser comercializado em fevereiro de 2003, dando uma opção mais adequada ao interior do país. Este 4x4 vem com motor a diesel de 2.8 litros com 83 cv @ 4150 e 17,5 kgfm @ 2400, medindo apenas 4.770 mm de comprimento, 2.050 mm de altura e 1.750 mm de largura, com um peso em ordem de marcha de 1.720 kg e diâmetro de giro com menos de 10 metros, torna-se ágil e adequado.

Sua capacidade de carga é de 1.530 kg, quase seu próprio peso e quase 50% maior que a da Bandeirante. Usando pneus de aro 14 e rodagem dupla na traseira, consegue bons 200 mm de altura livre do solo (mais alto que o Jeep Willys) e a plataforma de carga fica apenas a 780 mm do chão, facilitando o manuseio. Com enorme pára-brisa e janelas laterais, a cabine para duas pessoas e uma terceira em percursos curtos tem boa ergonomia e uma visibilidade perfeita para dirigir em estradas de terra. Mesmo sendo um “cara-chata” o Bongo tem barras de proteção para colisões frontais.


A suspensão dianteira tem semi-eixos com homocinéticas, amortecedores, barras de torção e estabilizadora. Na Coréia há diferencial traseiro auto-blocante opcional.

A transmissão manual de 5 marchas é 4x4 part-time com reduzida. Algumas pessoas empreendedoras transformaram os pequenos Kias 4x4 antigos em bons veículos off-road para brincar. Como a primeira marcha e o diferencial são bem curtos, não se pretendendo levar carga, o Bongo deve ficar muito interessante com pneus de 31 ou 33 polegadas, mas é preciso mandar fazer as rodas de aro 15 com a furação adequada, o que não é nenhum problema. Pneus 7,50x16 também vão ficar ótimos e a altura livre do solo deve passar dos 260 mm. Não despreze essa opção se você estiver procurando um brinquedo off-road diferente dos que seus amigos possuem. Aguardar pela cabine dupla pode ser uma boa solução. Seus dados são idênticos exceto a caçamba que possui 1 metro a menos de comprimento.

Entre os opcionais estão uma direção hidráulica com peso auto-ajustável, ar-condicionado sem CFC e com aquecimento. Todos os Bongos 4x4 vêm com tomada de força para ser usada com implementos agrícolas ou para uma caçamba basculante. No segundo semestre de 2003, chegará a versão cabine dupla, adequada para turmas de manutenção e grupos de trabalho. O preço, ainda não definido deverá ficar em torno dos 45 mil reais.


Foto divulgação Kia

 

© 2002 https://jipemania.com