Coreanos para Disputar com a Chrysler
Para muita gente a marca Hyundai causa calafrios. Primeiro por ter simplesmente sumido do país e depois por ter voltado com o Galloper 4x4 que foi vendido a um preço bem barato e hoje é a alegria de uns e o desespero de outros. Quem tem não quer vender, principalmente o modelo a diesel. Quem precisa vender não tem comprador, porque procura no lugar errado. A linha Galloper continua sendo produzida, com modelos atualizados e baratos – que deviam disputar com o Pajero antigo -, mas o mercado brasileiro é desprezado. Atualmente a Hyundai comercializa 11 modelos no Brasil.
No Salão, a marca, que compartilha a representação com a Subaru, mostrou dois SUVs para o mercado brasileiro: o Santa Fe (sem acento mesmo) do qual não há uma só unidade rodando no RJ apesar de estar a mais de um ano no mercado e o novo Terracan, um pouco maior, recém lançado na Europa.
Já o novo Terracan tem vários tipos de motorização no exterior e ainda não há definição para o Brasil: 2.4 turbo diesel, 2.7 turbo diesel com intercooler (foto) e V6 3.5 litros a gasolina com 195 cv – provavelmente os dois modelos que virão para o Brasil. Sua suspensão dianteira é independente enquanto a traseira tem eixo rígido e 5-links. Possui freios a disco ventilado com ABS e EBD nas 4 rodas.
Tem dois tipos de transmissão: manual-5 com trocas eletrônicas e auto-4. Para ambas há reduzida. Tem 4,7 metros de comprimento e 1,86 m de largura, ligeiramente maior que o Santa Fe, em compensação a altura livre do solo é de apenas 175 mm o que parece ser uma incoerência ou a escolha de pneus baixos para melhorar o desempenho no asfalto. De qualquer forma, são opções capazes, mais confortáveis e mais baratas que a Grand Cherokee, que domina sozinha este segmento do mercado, pois a Ford, mesmo tendo trazido uma versão do Explorer 2003 para o Salão, não sabe se vai comercializá-lo no Brasil.
|
© 2002 https://jipemania.com