F-1000 XLT 4x4 | Conforto&Potência | Nas Trilhas | Resultados |
Conforto e Potência
|
Sua capacidade de subida é limitada pelo ângulo de saída de 25 graus, típico de SUVs e pick-ups. Se fosse diferente, seria uma blazer... Conseguimos subir e ultrapassar morros, que tanto o JPX com 90 cv e o Sportage diesel com 63 cv não conseguiram. Os 135 cv deste 4.3 diesel turbinado fazem a diferença morro acima. Com um ângulo de ataque de 45 graus é preciso tomar cuidado pois o que a frente passa, a traseira pode não conseguir...
Todo conjunto mecânico é superdimensionado feito para um peso total máximo de 4.500 kg. Só a caixa de transferência fica abaixo do chassi e é bem protegida. Ao longo das trilhas, no teste, o escalonamento de marchas foi adequado e a F-1000 mostrou ser capaz de negociar obstáculos em velocidades muito baixas, com muito torque. Em uma ocasião, quando o filme da máquina tinha acabado, ficamos bloqueados por uma grande árvore (uns 30 cm de diâmetro) na Trilha do Inferno, pouco após Mendes, descendo para Paracambi. Ela estava a um meio metro de altura, inclinada a nossa frente. Não deu para puxar com a corda. Lembrei do peso da F-1000: engatei a primeira reduzida e fui subindo, na árvore, com as duas rodas da frente.
Manobra interessante, nunca tinha feito. Não deu outra, ela quebrou e foi para o chão. Como o vão livre é grande, passamos com o eixo traseiro por esse obstáculo de 30 cm e fomos embora felizes da vida. É o tipo da trilha mais estreita que o carro onde voltar de ré é pior que enfrentar o obstáculo. Ao contrário de outros projetos, os batentes dos amortecedores traseiros estão bem protegidos. Imagine numa F-1000 dessas com Rancho 9000... Note o batente de borracha (retangular) para as molas traseiras. Dá uma idéia de quanto movimento esse conjunto traseiro é capaz.