F-1000 XLT 4x4 | Conforto&Potência | Nas Trilhas | Resultados

Conforto e Potência

Interior É inegável o conforto para duas pessoas. Os cintos são adequados e o espaço é muito amplo. Um terceiro passageiro central vai ficar desconfortável e com a alavanca de câmbio entre as pernas. Há um apoio para o pé esquerdo do motorista e o pedal do acelerador é oscilante, eliminando aquele sobe e desce do acelerador, comum nos SUVs e pick-ups com coxins de borracha entre o chassi e a carroceria. Não há espaço para colocar nada atrás dos bancos e como o banco têm 3 lugares, fica impossível levar uma bolsa, garrafão térmico, isopor ou ferramentas fora da caçamba. No meu ponto de vista, não há mais lugar para cabines simples. Mas os fabricantes insistem. Uma cabine estendida em 40 cm permitindo uma área para pequenas objetos seria o ideal. Também acho inacreditáveis aquelas cabines estendidas com banquinhos dobráveis. Todo projetista e diretor de montadora deveria ser obrigado a fazer uma viagem de 70 km, no asfalto, num banquinho daqueles.

Torcido Colocamos a F-1000 em situações realmente difíceis, até para jipes. Sua articulação de eixos mostrou-se adequada ou entre-eixos longo. Mesmo sendo uma pick-up seu ângulo de dorso é de 17 graus, limitado pela proteção da caixa de transferência. A altura da carroceira ao solo é grande e não tivemos nenhum impacto nas laterais, mas houve dois logo após as caixas de pára-lamas dianteiros.

Parede Sua capacidade de subida é limitada pelo ângulo de saída de 25 graus, típico de SUVs e pick-ups. Se fosse diferente, seria uma blazer... Conseguimos subir e ultrapassar morros, que tanto o JPX com 90 cv e o Sportage diesel com 63 cv não conseguiram. Os 135 cv deste 4.3 diesel turbinado fazem a diferença morro acima. Com um ângulo de ataque de 45 graus é preciso tomar cuidado pois o que a frente passa, a traseira pode não conseguir...

Protecao da caixa


Todo conjunto mecânico é superdimensionado feito para um peso total máximo de 4.500 kg. Só a caixa de transferência fica abaixo do chassi e é bem protegida. Ao longo das trilhas, no teste, o escalonamento de marchas foi adequado e a F-1000 mostrou ser capaz de negociar obstáculos em velocidades muito baixas, com muito torque. Em uma ocasião, quando o filme da máquina tinha acabado, ficamos bloqueados por uma grande árvore (uns 30 cm de diâmetro) na Trilha do Inferno, pouco após Mendes, descendo para Paracambi. Ela estava a um meio metro de altura, inclinada a nossa frente. Não deu para puxar com a corda. Lembrei do peso da F-1000: engatei a primeira reduzida e fui subindo, na árvore, com as duas rodas da frente.

Eixo Traseiro Manobra interessante, nunca tinha feito. Não deu outra, ela quebrou e foi para o chão. Como o vão livre é grande, passamos com o eixo traseiro por esse obstáculo de 30 cm e fomos embora felizes da vida. É o tipo da trilha mais estreita que o carro onde voltar de ré é pior que enfrentar o obstáculo. Ao contrário de outros projetos, os batentes dos amortecedores traseiros estão bem protegidos. Imagine numa F-1000 dessas com Rancho 9000... Note o batente de borracha (retangular) para as molas traseiras. Dá uma idéia de quanto movimento esse conjunto traseiro é capaz.