Hummer 2 vai começar a ser vendido e saiu melhor que a encomenda

Por José Roitberg (04/jan/2002)


Anunciado com molas, veio com barras de torção e suspensão
a ar com autonivelamento

Finalmente vamos começar a conviver com o Hummer 2. Quando a GM comprou a "parte civil" da produção do Hummer à AM General, não se esperava que o veículo fosse descaracterizado como foi. O Hummer 1 continua a ser produzido mas todo o peso da GM vai para cima do Hummer 2, que deixa de ser um veículo militar civilizado com capacidade para 1 tonelada e meia de carga e passa a ser apenas mais um SUV 4x4. Diferente dos outros, mas apenas mais um SUV com alta tecnologia, fabricado no EUA, na fábrica de Mishawaka, Indiana que era da AM General.

Do Hummer original, herda o nome, a base para sua a aparência e só. O conceito do H2 apareceu tímido no Salão de Detroit de 2000 e levou pouco tempo para entrar me produção.

A mágica do funcionamento espetacular do Hummer 1 no off-road era dada pela suspensão independente nas 4 rodas, com amortecedores e molas helicoidais. Os componentes da dianteira e traseira eram os mesmos para facilitar a manutenção militar. Os freios a disco eram inboard, perto dos diferenciais e sub dimensionados. Os eixos eram do tipo pórtico, com caixinhas de redução para aumentar a altura livre do solo.


Chapas de proteção de alumínio com até 4 mm, algumas
standard outras opcionais garantem todo o conjunto

No Hummer 2 temos uma suspensão dianteira com amortecedores e barras de torção e uma traseira com 5 links, convencional com eixo rígido. Opcionalmente pode ter um pacotes "off-road" molas a ar com auto-nivelamento ao invés de molas helicoidais convencionais (como nos Land Rovers Discovery e Range Rover). Os freios a disco voltam para a localização convencional. Aliás, o H2 foi projetado para personalização e a GM oferece 40 opcionais para o modelo básico.


Suspenção traseira a ar do kit off-road

Motor não vai faltar. A escolha recaiu sobre o Vortec 6000 V8 com 325 cv @ 5200 rpm e torque de 53,3 kgfm @ 3600 rpm. O câmbio é automático de 4 marchas com overdrive, e modo de reboque em 4Hi. A primeira é convencional como a de um câmbio mecânico, com redução de 3,06:1 e não é longa como nos outros câmbios automáticos. Logo, o H2 vai ter uma boa aceleração. Seu acelerador eletrônico é fly-by-wire comandado por computador, com várias possibilidades de aceleração de acordo com os outros sistemas do carro, como por exemplo, quando em primeira reduzida o sistema evita trancos de aceleração, inclusive se o motorista apertar todo o pedal, pois a borboleta de entrada de mistura abre apenas até 75%, com um atuação em velocidade mais baixa que se o H2 estiver em alta velocidade no asfalto.

A caixa de transferência oferece 4x4 permanente com 5 modos diferentes de operação, indo desde torque 40/60% dianteira/traseira até 50/50, bloqueio do diferencial central, bloqueio do diferencial traseiro e uma reduzida muito forte com relação 2.64:1 que permitirá ultrapassar situações realmente difíceis em velocidades bem baixas com uma força estupenda. Com o diferencial standard de 4.10:1 primeira reduzida tem uma relação de 33:1.

Como se não bastasse, o Hummer 2 tem um sistema de freios ABS/TCS da Bosh, controlado por computador, que adapta a frenagem para superfícies diferentes, como asfalto, terra, lama e areia. O TCS é o controle de tração que permite o veículo prosseguir em frente com apenas uma roda tracionando. Há um botão para entrar no "modo areia" quando o TCS permite que as rodas patinem um pouco mais, sem serem acionadas as pinças de freio, pois na areia o deslizamento é desejável, principalmente nas curvas em velocidades mais altas.



Foi utilizado um chassi convencional com vários componentes modelados com pressão de água e não com prensas e calor o que dá mais resistência. A carroceria é colocada sobre o chassi de maneira convencional. Debaixo do Hummer 2 há uma série de chapas de proteção, algumas standard outras opcionais protegendo todos os componentes vulneráveis em situações extremas.

Tudo que era desconforto no interior do Hummer passou a ser topo de linha no H2. O estofamento é em tecido, com couro opcional. Os bancos de couro possuem aquecimento com 3 regulagens na dianteira e uma na traseira. Os bancos dianteiros têm 8 movimentos elétricos de regulagem e o do motorista possui duas memórias para ocupantes diferentes. Com a grande distância entre motorista e passageiro, o ar-condicionado eletrônico permite regular temperaturas com diferença de até 4 graus e tem saídas independentes para o banco traseiro. As memórias também atuam no Centro de Informação para o motorista que oferece a indicação de avisos para 28 itens. Agora os passageiros dianteiros têm airbags e há cintos de 3 pontos para todo mundo, inclusive para o banco opcional para um sexto passageiro na área de carga, menos para o passageiro central do banco traseiro.



Nas fotos, parece menor que o Hummer 1 mas é maior (veja especificações técnicas). Bem vindos para quem odeia pára-choques de plástico, mas prato cheio para o movimento anti-suv, o H2 tem enormes pára-choques de aço cromados, incluindo um suporte para guincho removível para 4 toneladas na dianteira. Como um detalhe estranho o quebra-mato opcional é colocado no enorme capô basculante e não é ligado ao chassi. Logo, uma pancada normal, pode entortar o capô.

O sistema de iluminação conta com 6 lâmpadas separadas para cada lado: farol, setas, posição, neblina e marcadores de teto e largura. As chapas usadas na carroceria são de aço galvanizado dos dois lados com muita proteção contra corrosão. Em alguns painéis, chega a ter 2,5 mm de espessura, coisa que não se via faz muitos anos.

A versão normal usa pneus B.F. Goodrich LT 285/70R17 e o pacote off-road que inclui suspensão recalibrada e molas a ar, usa LT 315/70R17 all-terrain de um novo modelo, onde há uma proteção de borracha no pneu que fica sobre a borda do aro da roda, protegendo-a e impedindo que o pneu saia da roda com calibragens muito baixas. Para facilitar em uma improvável atolada há um ponto central para o macaco onde se pode retirar do chão as duas rodas do mesmo lado ao mesmo tempo. Há, o H2 vêm com estepe igual aos pneus e colocado sob o assoalho traseiro por dentro do carro.



Todos os sistemas de som são da Bose, com 9 alto-falantes, indo de rádio-toca-fitas até CD changer de 6 discos. Todos os rádios são avançados e permitem escolha de estações por tipo de música e o recebimento de mensagens de texto das emissoras de rádio que utilizam este sistema. Com fones de ouvido, os passageiros do banco de trás podem escutar um segundo programa musical.

Como o pacote off-road precisa de compressor de ar para as molas, também é possível calibrar os grandes pneus a uma velocidade de 25 psi para 45 psi em 5 minutos para cada pneu. Mesmo com motor a gasolina, a proteção contra água não é boa, podendo se deslocar a 60 km/h em 152 mm de água ou passar por 500 mm de água a 8 km/h, muito pouco para um veículo com estas dimensões.

  Hummer 2 Hummer 1
Motor V8 6 litros a gasolina V8 6.5 litros TDi (diesel)
Potência 325 cv @ 5200 195 cv @ 3400
Torque 53,3 kgfm @ 3600 59,5 kgfm @ 1800
Peso vazio 2.909 kg 2.900 kg
Capacidade de carga 1.000 kg 1.774 kg
Comprimento 4,82 m 4,68 m
Altura 2,00 m (s/rack) 1,90 m
Largura 2,06 m (s/espelhos) 2,20 m (s/espelhos)
Entre-eixos 3,19 m (123 pol) 3,30 m (130 pol)
Altura livre do solo 238 mm 406 mm
Ângulo de ataque 43.6 graus (kit off-road) 72 graus (sem guincho)
Ângulo de saída 39,7 graus (kit off-road) 37,5 graus
Vau 500 mm 762 mm
Diâmetro de giro 13,5 m 16,2 m
Vel. Máxima Não divulgada 134 km/h
Aceleração 0-100 Não divulgada 35 s (teste) 18 s (fab)
Tanque 125 litros 95 + 64 litros (159 litros)
Consumo 4,5 km/l (fab) 4,5 km/l (fab)
Autonomia 563 km 715 km

© Revista Jipemania - J.C. Editora Ltda - 2002