Jeep Wrangler Rubicon 2003

Salão de Detroit 2002
Por Joseph Roitberg

Ah... Esse eu quero! Esse você vai querer! Esse é o bicho!!! Olhando para a foto você deve estar pensando: "Ué, mas é o Jeep comum! Apenas colaram um adesivo no capô do motor"... Nada disso! A DC resolveu produzir um jipe com vários dos itens personalizados que os off-roaders americanos usam para incrementar seus jipes, principalmente no conjunto de transmissão e tração, para vencer aquelas trilhas cheias de pedras enormes onde eles tanto gostam de esfolar seus brinquedos.

Motor, nada de mais: é o velho conhecido e confiável 4.0 a gasolina com 6 cilindros em linha de 190 cv @ 4600 e 32,5 kgfm @ 3200. Por que não colocaram logo o novo V6 ou o V8? Sei lá... Vai ver que tem um monte de 4.0s sobrando... O câmbio é mesmo auto-4 em uso no Wrangler atual mas com eixos Dana 44 com diferenciais bloqueáveis e relação 4.10:1 (bem curtos). Leia de novo! Os dois eixos vêm cm diferenciais bloqueáveis de fábrica! E não é só, pois esses bloqueios permitem o uso em velocidades de até 16 km/h o que é totalmente inédito, principalmente para um veículo de fábrica.
Da mesma forma que não vemos a necessidade veículos que engatam 4x4 até 80 ou 100 km/h também nunca houve necessidade de bloquear diferencias a mais que 1 ou 2 km hora para subir um obstáculo já fora de especificação ou sair de um situação bem atolada... Mas é a modernidade...

Para você ficar logo com seus 4 pneus murchos, fique sabendo que o Rubicon possui reduzida de 4:1 isso mesmo, nada de 2:1 como o resto dos 4x4s. É uma reduzida para qualquer situação, que dá uma relação final em primeira reduzida de 48:1 com câmbio automático!






Os pneus tem 31 polegadas de altura: são os P245/75R16 em rodas especiais de alumínio com proteção nas bordas, ganhando mais 12 mm de altura livre em relação aos jipes equipados com pneus de 30 polegadas. Os freios também são uma novidade, pois são a disco ventilados autolimpantes nas 4 rodas. O conforto também foi melhorado e os bancos dianteiros podem chegar 20 mm mais para trás. E se você nos acompanha, sabe o quanto 1 cm a mais faz de diferença dentro de um carro. O banco traseiro agora se dobra para aumentar a área de carga ou pode ser removido rapidamente. Sem ver este Jeep, eu e você já sabemos que é o melhor Jeep da história dos 4x4 e ponto final!