Jeep Compass 2002 concept

Salão de Detroit 2002
Por Joseph Roitberg

Quando achávamos que o Jeep Willys 2, que vai entrar em produção com motor 1.6 (provavelmente fabricado no Brasil) e carroceria de plástico colorido era o máximo em Jeeps por uns tempos, a Chrysler não nos deu descanso (ainda bem) e apresentou o Compass Concept, projetado para aquele tal público jovem, que os fabricantes americanos consideram as pessoas abaixo de 24 anos de idade, que procuram carros com preços baixos para levar seus amigos e tralhas.

É isso que a DC pretende com o Compass: um SUV esportivo, com bastante espaço para pessoas e carga, por com preço acessível. Esse Jeep/SUV tem um baixo centro de gravidade, para ter mais estabilidade em altas velocidades, com chassi de aço de liga leve. O motor é o novo V6 de 3.7 litros, o mesmo da picape Dodge M 80, oferecendo 32,5 kgfm e 210 cv, mas com tração 4x4 permanente e câmbio auto-4.


A suspensão dianteira é independente e a traseira é com 5 links, ambas com molas helicoidais e amortecedores a gás. Os pneus são os enormes e caros Goodyear P235/55R20. Não vemos como fazer veículos com "preço acessível" usando pneus e rodas caríssimos, a não ser que a escala de produção destes itens aumente muito e que os preços caiam. Não é um veículo pequeno, pois tem 4,15 metros de comprimento por 1,83 m de largura. Sua altura livre do solo é adequada, com 211 mm e o peso em ordem de marcha é de 1.406 kg. Pode chegar aos 176 km/h e vai de zero a 100 em 9 segundos.

O desenho é para lembrar um veículo militar e o painel de instrumentos, para lembrar um caça a jato. No interior são usados 4 bancos individuais em couro verde e Goretex (que dá porteção contra água). Os dois bancos traseiros se recolhem completamente para aumentar a área de carga.