logonv.gif (2995 bytes)

Chegou o novo GMC 3500HD

(10/mai/200) O novo GMC 3500HD marca a entrada da GMC no mercado brasileiro de utilitários de grande porte. Apto ao serviço pesado (heavy duty), o novo GMC 3500HD, que vai ser comercializado pela Rede GMC, é um veículo voltado para o trabalho, seja uso rural ou urbano. Tem capacidade de carga de 1.330 kg, sendo equipado com o consagrado motor MWM turbodiesel de 4,2 litros, 6 cilindros e 18 válvulas, que desenvolve 150 cv de potência máxima líquida e 37 mkgf de torque máximo líquido.

Grande, robusto, e de aparência marcante, o GMC 3500HD atende o consumidor que precisa um veículo forte e durável, mesmo nas condições mais difíceis de terreno. Agrada os que não se preocupam com sofisticação, sem abrir mão do conforto e da conveniência.

E devido a todas as características técnicas que oferece, o GMC 3500HD tem a maior garantia do segmento -- dois anos ou 150 mil quilômetros.

Alto desempenho, menor consumo

Os números são diferentes dos da Silverado D20: velocidade máxima de 168 km/h, e aceleração de 0 a 100 km/h, em 12,1 segundos. O consumo na cidade é de 7,2 km/l e na estrada, 11,3 km/l, medido conforme a norma NBR 7024.

O motor MWM turbodiesel de 6 cilindros reúne tecnologia de última geração, com três válvulas por cilindro (duas para admissão e uma para escapamento) e cabeçote em peça única. O acionamento das bombas do líquido de arrefcimento, hidráulica da direção assistida e injetora de combustível é feita por engrenagens no lado do volante. Sua instalação é livre de mangueiras e correias, reduzindo o efeito de vibração torcional, além de reduzir o número de componentes externos ao bloco -- maior resistência e confiabilidade.

Estabilidade, conforto e segurança

Não são poucos os detalhes que fazem a diferença entre o GMC e seus principais concorrentes, tornando-o especialmente agradável ao dirigir. Destaque-se o cardã (ou árvore de transmissão) bipartido, com menor ressonância e a suspensão independente por braços triangulares desiguais, que proporciona maior estabilidade e o mesmo conforto tanto em alta quanto em baixa velocidade. Para diminuir a inclinação lateral da carroceria nas curvas, mesmo em média velocidade, o centro de rolagem é aproximado ao centro de gravidade, o que resulta em melhor dirigibilidade e conforto aos ocupantes.

A suspensão traseira traz ainda mais um ganho sobre a estabilidade e a segurança do GMC -- a inclinação do amortecedor do lado esquerdo invertida em relação à do lado direito, que aumenta significativamente a segurança nas curvas. Outro recurso aplicado à suspensão traseira para privilegiar o conforto: o eixo traseiro rígido é ligado ao chassi por feixes de molas de dois estágios -- no primeiro, apenas algumas lâminas trabalham e, no segundo, com o veículo carregado, todas entram em operação. Calços anti-ruído de borracha, colocados entre as lâminas, garantem um rodar extremamente suave. Os freios foram redimensionados -- disco, pastilhas e cilindro das rodas traseiras -- proporcionando maior vida útil, melhor dissipação de calor e eficiência nas frenagens.

A nova transmissão, em que a marcha à ré passou a ser sincronizada, tem o curso da alavanca mais curto, com maior conforto para o motorista e mais espaço para o terceiro passageiro.

O filtro de ar é específico para serviço pesado com maior resistência em estradas poeirentas, e incorpora agora indicador de restrição, que mostra quando é preciso limpar o filtro. O novo filtro de combustível trouxe a eliminação da bomba primária, que impunha restrição à passagem do combustível, cuja função é agora executada pela própria bomba injetora. Além disso, tem um visor indicativo da presença de sedimentos, mostrando a necessidade da drenagem de água do combustível.

Além dos cintos de segurança dianteiros laterais retráteis de três pontos, com regulagem de altura, os freios com ABS (sistema antitravamento) nas rodas traseiras, a coluna de direção absorvedora de energia, a grade de proteção do vidro traseiro, a terceira luz de freio ("brake light") e as barras de proteção no interior das portas contra impactos laterais completam a segurança dos ocupantes.

Conveniência, simplicidade e requinte

Tudo no GMC 3500HD invoca força e trabalho, mas não faltam detalhes de requinte, como o pára-choque dianteiro cromado, vidros coloridos e pára-brisa de vidro laminado degradê. O vidro do vigia traseiro é deslizante. O pára-choque traseiro tem a cor preta, estribo central e piso antiderrapante, a mesma cor das capas dos espelhos retrovisores externos (com controle direto) e maçanetas das portas.

Na traseira, o conveniente gancho para reboque, bem como outros cinco ganchos internos no compartimento de carga para prender os volumes com maior firmeza. A grade dianteira, na cor cinza, harmoniza-se com os tons também cinzentos do interior, na tapeçaria do piso e nos bancos. As rodas são de aço estilizadas de 7x16 polegadas.

Os itens de conforto e de conveniência à disposição do usuário na cabine da GMC 3500HD surpreendem para um veículo voltado para o trabalho: direção hidráulica de redução variável, freio de estacionamento com sistema de acionamento por pedal e destravamento manual, luzes de leitura direcionais integradas com a iluminação do teto, espelho no pára-sol do lado do passageiro e tapetes de borracha no assoalho.

No painel de instrumentos -- onde agrupam-se velocímetro, hodômetros parcial e total, tacômetro, marcador de combustível, indicador de temperatura do motor, indicador de tensão da bateria e manômetro de pressão de óleo -- , há duas tomadas de energia de 12 V para acessórios e carregador de telefone celular, porta-copos, ventilador e desembaçador com ar quente. No painel inferior das portas, espaço para mapas e livretos. Os bancos têm apoio de cabeça ajustável e descansa-braço central. Há preparação para sistema de som compreendendo fiação completa, antena manual e alto-falantes. São opcionais o ar-condicionado integrado frio e quente, o relógio digital e a pintura, que pode ser metálica ou perolizada.

Perfil do consumidor

Com o lançamento do GMC 3500HD, a General Motors do Brasil reafirma o seu compromisso com o total entusiasmo do cliente e atende principalmente as expectativas de um grupo significativo de consumidores formado por sitiantes, produtores rurais, comerciantes e prestadores de serviço, que procura uma pick-up moderna essencialmente voltada para o trabalho -- grande, robusta, confiável, durável e despojada de muita sofisticação.

2000 jan | fev | mar | abr | mai | jun | jul | ago | set | out | nov | dez