logonv.gif (2995 bytes)
Março 2000

Pajero que não é mais Pajero

03pajeronew.jpg (16760 bytes)Você é um offroader purista? Você acha que o Mitsubishi Pajero é o melhor 4x4 que há? Bem, então vai ficar bastante abalado, pois resolveram mexer em time que estava ganhando e as coisas nunca mais serão as mesmas. Para começar, o modelo 2000 não usa mais chassi e carroceria, passando a ser monobloco. Com isso, o veículo é um projeto completamente difrente, herdando apenas a aparência geral e o nome. Lá fora, são dois motores: 3.5 V6 a gasolina com 200 cv ou 3.2 tdi com 162 cv.

O sistema de transmissão é o novo SS4-II e lá se foram as alavancas, trocadas por botões. Não há mais opção 4x2. Em 4H, o torque é distribuído em 33% diant/67% tras. Em 4HL, está em 50/50% e em 4L (reduzida) o diferencial traseiro pode ser bloqueado em 100%.

Parece que o herdeiro do Pejero tradicional será o modelo Sport, que continua com chassi e carroceira, com alavancas e agora tem a opção de câmbio auto-4. Os motores são sempre mantidos um passo atrás: 3.0 V6 a gasolina e 2.8 tdi.

30 anos de Range Rover

03rangerover.jpg (18421 bytes)Para comemorar as 3 décadas deste veículo que revolucionou o segmento 4x4 foram produzidas 500 unidades de uma série especial, identificada imediatamente por sua cor - verde escuro, com parachoques, lanternas e outros detalhes todos da mesma cor. O interior é bege claro. Vai ser difícil encontrar um desses pois sua produção será distribuida em todo o mundo. Cada veículo tem uma plaqueta individual de identificação com o logo do trigésimo aniversário.

Volvo mais alto

03volvo70xc.jpg (17421 bytes)Somente uma empresa tenta disputar o mercado dos carros 4x4 de alto desempenho com a Subaru. Para encarar o Forrester, a Volvo lançou o V70 Cross Country, versão da station wagon V70 Estate, com pneus ano 16 e 200 mm de altura livre do solo (60 mm a mais que o Estate).

O motor é um 2.4 litros turbo a gasolina com 200 cv que leva o V70 XC a 210 km/h e de zero a 100 em 8,9 segundos. Há opção de 3 transmissões: manual-5, auto-5 ou Geartronic. A potência cheag às rodas através do sistema Volvo TRACS de tração sob demanda, que envia 95% do torque para as rodas dianteiras transfere mais potência para a traseira quando necessário.

Sempre na dianteira em termos de segurança, esse Volvo oferece os nos airbags de duplo estágio e cintos de segurança que são controlados pela força do impacto da colisão, airbags laterais, cortina inflável e outras coisas mais comuns.

Toyota RAV4 2000

03newrav4.jpg (20190 bytes)Enquanto ainda não acostumamos a ver o RAV4 no Brasil, a Toyota já está mudando seu projeto vencedor. O modelo 2000 está mais arredondado, com maior altura interna e mais área para bagagem. Os bancos traseiros podem ser deslocados para frente e para trás, deitados, recolhidos ou retirados com facilidade.

Nas versões de 3 ou 5 portas, há duas opções de motores: 1.8 com 125 cv (só 4x2 com tração dianteira e câmbio manual-5) ou 2.0 com 150 cv (só 4x4 permanente, com câmbio manual-5 ou auto-4). Os dois motores são equipados com o sistema de válvulas variáveis da Toyota (VVT), que aumentam o torque em médias rotações e melhoram o consumo.

Mazda Tribute

03mazdatribute.jpg (16878 bytes)Menos de um ano depois de ser apresentado como conceito no Salão de Tóquio, o SUV Tribute chega ao mercado internacional com duas opções de motores: 3.0 V6 e 2.0 4 cilindros em linha. O sistema de tração é 4x4 com torque sob demanda e foi criado com o público jovem como alvo: abaixando o banco de trás, cabem duas mountain bikes sem problemas.

Taxas pesadas

Já parou para pensar porque uma GM S10 V6 pode levar menos carga que uma GM S10 4 cil tdi, se a primeira tem muito mais potência? A Lei brasileira exige que o modelo a diesel carregue pelo menos 1.000 kg. Na Inglaterra, cujo sistema tributário sempre foi muito mais inoportuno, a Toyota conseguiu homologar seu modelos Hilux cabine dupla para carga de 1.020 kg. Com isso, entra numa faixa de redução de impostos, podendo ter o preço ligeiramente inferior. Essa prática é comum e já foi adotada pela Land Rover, no Brasil, homologando o 110 para 11 passageiros, o que também o corre com o Galloper tdi.

Rigor Mortis

Pouco antes do controle da Rover pela BMW morrer, tinha sido lançada um novo modelo do Freelander com motor 2.5 V6 a gasolina, com 177 cv o mesmo motor do carro Rover 75. Seriam duas versões: 3 portas e 5 portas com entre-eixos mais longo. Casando com o novo motor, entra um câmbio auto-5 (único neste segmento) com um tipo de opção "tiptronic" chamada de "steptronic". Lembrando: o Freelander não tem reduzida mas possui um sistema de descida de inclinações íngremes que controla a velocidade pelos freios ABS.

Briga GM x FORD

A decisão da compra da Rover pela Ford ainda não foi efetivada e o jornal Financial Times disse que a GM vai tentar fazer uma oferta cobrindo a da Ford. É provável que os carros Rover deixem de ser fabricados. A GM também adquiriu 20% da Fiat Auto e as duas empresas juntas devem arrematar a Daewoo. Ferrari e Masserati não fizeram parte do acordo GM/Fiat.

Lá se vai a Mitsubishi

A DaimlerChrysler declarou que vai abocanhar 35% das ações da Mitsubishi, passando a controlar a empresa mas garantindo que os japonese terão sua autonomia.

Quem é quem no mercado mundial?

#1 - General Motors - (subsidiárias e associadas) - Buick, Cadillac, Chevy, GMC, Oldsmobile, Pontiac, Saturn, Holden, Opel, Saab, Vauxhall,
Isuzu, Subaru, Suzuki, Fiat.

#2 - Ford - (subsidiárias e associadas) - Lincoln, Mercury, Aston-Martin, Jaguar, Land-Rover(?), Volvo, Mazda e Mahindra.
#3 - DaimlerChrysler - (subsidiárias e associadas) -   Mercedes-Benz, Unimog, Chrysler, Dodge, Jeep, Mitsubishi(?).
#4 - VW (subsidiárias e associadas)
- Audi, Bentley, Lamborghini, Seat, Skoda, Rolls Royce (até 2002)
#5 - Renault - Citroen, Nissan, Samsung
Toyota - Lexus, Daihatsu
Hyunday - Kia, Asia Motors
Grandes ainda independentes: BMW, Honda, Porshe.

Melhor usar guarda chuva

O sitema de telefonia mundial celular via satélite, Iridium, faliu. Se nada for feito, dezenas de satélites serão destruídos na reentrada na atmosfera. A Globalstar está assumindo os clientes e contratos da Iridium. Mas o que seria uma boa idéia, foi atropelada pela facilidade dos telefones comuns entrarem em roaming em diversos países, facilitado pela presença das mesmas empresas em diversas regiões do globo. Há outras possibilidades, como alugar telefones nos aeroportos, habilitados para o país de destino ou comprar chips pre-pagos habilitados para tais países. Vamos ver até onde a Globalstar consegue chegar.

 

2000 jan | fev | mar | abr | mai | jun | jul | ago | set | out | nov | dez