Jipemania - RJ - Últimas Notícias   


12.04.03 16:12 - Jipemania
O Humvee na Guerra do Iraque


O pequeno canhão automático de 40 mm dá um poder fogo fantástico para o combate de infantaria

Em 1991 na Guerra do Golfo o Humvee era um desconhecido não só dos jipeiros, mas dos próprios soldados. O conflito serviu como uma grande propaganda para o veículo que foi "descoberto" por todos. Mas naquela guerra o Humvee foi usado basicamente para transporte de tropas e carga, para rebocar canhões, e para patrulhamento de estradas e da extensa fronteira no deserto entre a Arábia Saudita e o Iraque.

12 anos depois os Humvees são os mesmos exemplares. Podemos ver até alguns da primeira série com grade horizontal: veículos que já devem estar com mais de 17 anos de serviço. Pelo projeto original, o Humvee foi criado para uma vida útil militar de 14 anos. Em quase nenhuma imagem aparece um Humvee com guincho e poucos blindados, característicos pelos grandes "X" nas portas.


Para acabar com os tanques, Humvee com blindagem leve lançador de mísseis TOW, com mira noturna, guiado por fio, 3.000 m de alcance e capaz de penetrar blindagens de até 75 cm (setenta e cinco centímetros). É uma arma velha, criada em 1970, com mais de 500.000 unidades vendidas. Pode ficar até 20 anos sem manutenção.

Nessa guerra contra o Iraque, o exército americano já está mais confiante e o Hummer passou de veículo de apoio de Intendência para veículo de reconhecimento e combate, sua vocação original. Um pelotão normal de oito homens é composto por dois veículos. Quase todos estão dotados ou de metralhadora .50, ou de canhão automático de 40 mm, ou com lança foguete anti-tanque. Estes armamentos se mostraram completamente adequados às características desse combate de 2003, permitindo que a infantaria motorizada disparasse, atingisse e aniquilasse o inimigo em veículos normais, veículos militares com blindagem leves, dentro edificações e abrigos fortificados. O Humvee com foguete anti-tanque matou os tanques e blindados leves russos, com era de se esperar.


A metralhadora .50 montada no Humvee tem alto poder de penetração contra paredes e muros sendo crucial para o combate urbano. A mira com visão noturna da uma vantagem enorme para o atirador, que nem precisa se preocupar em ter um escudo de proteção como na Segunda Guerra.

Por outro lado, os ingleses fizeram um excelente uso das versões militares armadas com metralhadoras 7,62 mm e .50 do Land Rover, que também ofereceu o apoio de fogo e projéteis com grande penetração nos combates urbanos. Outro Land Rover muito visto foi o cabine dupla com caçamba curta, que não temos no Brasil mas parece ter sido valioso para os militares da Coalizão.

Por José Roitberg

© Jipemania 2003 - voltar à Jipemania - voltar às notícias