Jipemania - RJ - Últimas Notícias   


10.04.03 13:45 - Jipemania
Para onde perdemos a Suzuki?

Tolice nossa anterior de comparar a saída do imenso e potente mercado brasileiro com a permanência no insignificante mercado de Portugal, onde a Suzuki mantém seu pé fincado sem reclamar do dólar ou do euro. Na verdade, perdemos a Suzuki para outra insignificância: a Hungria.

Hoje (10 de abril), em nota conjunta, a Suzuki e a Fiat anunciaram a assinatura de um protocolo para o desenvolvimento conjunto de um novo SUV de 5 portas com motorização a gasolina e a diesel, sobre a nova plataforma Suzuki-A. Segundo a nota, “o novo veículo terá uma distintiva diferenciação de estilo” e será produzido na Magyar Suzuki, perto de Budapeste, capital Húngara.

Este acordo foi divulgado durante o lançamento, com a presença do primeiro ministro da Hungria, do novo modelo europeu do Suzuki Ignis, que nada tem a ver com sua plataforma original que mal foi vendida no Brasil, mas é o projeto GM Chevrolet Cruze para o Japão esticado em 12 cm. A Suzuki afirma que gastou 80 milhões de euros com o projeto e instalação da linha de montagem na pujante economia húngara – logo não dá para reclamar de problemas de caixa com a operação Brasil.

A primeira versão terá motor a gasolina com 1.3 litros e 92 cv, mas em setembro, no Salão de Frankfurt, entra a versão a gasolina com motor 1.5 e a diesel com o novo motor 1.25 litros fabricado na Polônia pela GM-Fiat. A fábrica de Budapeste vai produzir 25.000 unidades neste ano e espera atingir sua produção total de 55.000 unidades em 2004. Agora pense comigo: para que a GM está enfiada no projeto de transformar o SUV da Lada russa num GM europeu? Será que a parceria vai desandar?

© Jipemania 2003 - voltar à Jipemania - voltar às notícias