
Você deve ter sempre se perguntado por que a Ford não tinha um SUV na linha Ranger para competir com a Blazer da linha GM S10. Bem, a Ford tinha... Só não vendia aqui. Ele é produzido na Índia e andou sendo vendido como Everest e relançado nesta terça feira como Endeavour, nas versões 4x2 e 4x4.
Sendo uma Ranger legítima é claro que os modelos são designados como XLT... O motor é nosso velho conhecido 2.5 tdi com110 cv. Como curiosidade a primeira marcha é muito curta 4,250:1 com diferenciais de 4,444:1 o que dá uma primeira marcha de 18,9:1, jogue aí um reduzida (não consta do material técnico da Ford) de 2:1 e teremos uma primeira reduzida ali pelos 38:1. A ré é mais tranqüila com 3,656:1.

De resto, a mecânica é igual e confiável, como conhecemos no Brasil. Mesmo tendo 3 fileiras de bancos se conseguiu colocar um tanque de 71 litros, mas com o estepe na porta traseira. O comprimento final ficou praticamente no 5 metros cravados. Você pode estranhar um pouco o desenho da frente, mas como ocorre com a Mitsubishi L200, cada país pode ir levando sua aparência para o lado que desejar. As lanternas traserias verticais nas colunas são uma solução já vista nos Suzukis e Pajeros, se bem que nestes dois são grupos óticos falsos: só acendem as lanternas pequenas embaixo no pára-choque, e não me pergunte por quê...

A expectativa da Ford é vender 150 unidades/mês atacando uma fatia de mercado onde já estão Hyundai Terracan, Chevrolet Forrester (Subaru), Suzuki Vitara (modelo antigo) e Honda-CRV. Seu melhor atributo além do maior espaço que qualquer um destes é o precinho camarada para os "ricaços" orientais: U$ 28,228 (82 mil reais), o mais barato entre os da lista acima e mais barato que um Blazer 4x4 no Brasil.