EditRegion6x


 

 

14.10.2003 - Agência NEWMOTORAGE - José Roiberg
Jipe da Mercedes Naturalizado Americano


Classe G curto Open Top com capota elétrica

Há poucos dias atrás anunciamos que a fábrica da Mercedes (DC) onde é produzida a Classe-M, no Alabama, estava sendo preparada para a produção do Mercedes Grand Sports Tourer, agora designado como Classe-R e seu irmão com a marca Chrysler.

Hoje, outra mudança de planos para a fábrica. Para poder compartilhar o processo de produção, a Classe-M muda em 2005 e abandona o chassi por uma estrutura monobloco. Mas a planta de chassi não será desativada. A DC decidiu produzir o jipe Classe-G, Gelaendewagen, em solo americano.


Classe R é o quem por aí

O Gelaendewagen pode ser considerado como o jipe mais caro do mundo a um preço de 76 a 95 mil dólares (dá para comprar um Hummer H1) com motor V8 de 5 litros. Suas grandes vantagens são as 4 portas, muito espaço interno, câmbio automático e os três diferenciais bloqueáveis (como no Unimog).


Classe G longo e feio com motor V8 de 5 litros

Ano que vem marca os 25 anos da produção da Classe-G. Suas origens são no mínimo curiosas. Em 1972 a Steyr Daimler Puch estava desenvolvendo o Haflinger 2 e em 1979 o Xá Reza Pahlevi, ex-dirigente do Irã, deposto pela revolução islâmica do aitatolá Khomeini, pediu à Mercedes para desenvolver um super jipe militar e foi o que ela fez, entrando em acordo com a SDP. O Xá foi derrubado e o Irã não comprou nenhuma unidade, mas outros países compraram, inclusive as forças armadas da Alemanha.


O Papamovel oficial blindado é um Mercedes G

A Classe-G tem um monte de modelos civis e militares, curtos e longos, mas também não é um Mercedes alemão: é produzido na Áustria, na cidade de Graz, pela Magna Steyr (ex-Steyr Daimler Puch). Em 24 anos foram apenas 4.700 unidades vendidas para os EUA e a produção de 2002 chegou a um recorde de 9.000 unidades. Durante alguns anos foi montado em CKD na Grécia e Turquia.


Classe G picape para quem não tem mais onde gastar

Os militares são usados em 60 países, inclusive tendo sido escolhido pelos fuzileiros navais americanos (Marines) em 1999 pois o Hummer é muito largo e pouco ágil em terrenos montanhosos como os da Iugoslávia e florestas africanas.


Classe G militar com modelos para 500 kg até 2.000 kg de carga

No final das contas a produção local do G é uma arma da DC para enfrentar a “marca” Hummer que a GM vem desenvolvendo e a linha Rover da Ford. Isso significa em bom polonês que o Jeep Wrangler e o Grand Cherokee não estão dando mais conta dos rivais, até porque o consumidor vai optar por um veículo diferente dos outros. Esse movimento pode desengavetar o Wrangler de 4 portas e quem sabe o Jeep Icon?

© Jipemania 1996-2003 - voltar à Jipemania - voltar às notícias
Primeira Página
Volta às Notícias
Caléndários 2003
Testes 4x4
Jipes Esquisitos
Velhos de Guerra
Jeep CLubes
Propagandas de Jeep
Land Rover
4x4 Conceitos
Todos os Jeeps
Todos os Fuscas

Revista Jipemania
Capas e Índices
Assinaturas
Manuais de Jipes
Livros
Lista JipeNet

Papéis de Parede

x
x