
A divisão brasileira de Torque, Tração e Suspensão da Dana, localizada em Diadema (SP), é responsável pelo fornecimento dos braços de controle, tirantes e articulações que fazem parte dos módulos de suspensão que equipam o Ford Territory. Trata-se de um novo modelo de veículo crossover, que mescla o conforto de um sedã e a robustez de um utilitário, produzido pela Ford Austrália.
O Brasil também participa do programa com o software de gestão da produção - o LeanERP - desenvolvido pela equipe de TI (Tecnologia da Informação) da Dana. Este software, que gerencia toda a produção sequenciada e integrada com a Ford, já está sendo utilizado também no fornecimento de módulos para o Ford Falcon, em Melbourne. O LeanERP é uma evolução do ERP, desenvolvido no Brasil para a produção do Rolling Chassi, utilizado na linha de produção da picape Dakota, que a Chrysler produziu em Campo Largo, no Paraná.
"Os componentes projetados e manufaturados pela Dana para o Ford Territory garantem ao veículo um nível de dirigibilidade inédito em modelos all-wheel-drive (com tração permanente nas quatro rodas)", disse Bill Carroll, presidente do Grupo de Sistemas Automotivos da Dana. "Os sofisticados módulos de suspensão dianteiro e traseiro proporcionam mais estabilidade e maior controle para o motorista", acrescentou.
"Os fabricantes automotivos na Austrália cada vez mais incentivam seus fornecedores na busca de soluções e sistemas integrados. Esta parceria com a Ford Austrália demonstra a capacidade da Dana em produzir sistemas e atender às necessidades do cliente", afirmou Carroll. "Assim como os produtos que desenvolvemos para o Ford Territory revolucionaram a idéia de sistema all-wheel-drive, o design completo e a solução de manufatura que produzimos também redefiniram o relacionamento entre montadora e fornecedor", ponderou.
Já o módulo traseiro é uma versão da suspensão independente lançada no Ford Falcon em 2002, com elevado nível de conforto ao dirigir, redução de asperezas (harshness) e precisão do sistema de direção, especialmente em frenagens.
Além dos módulos de suspensão completamente montados e dos cardans, a Dana assumiu ainda a responsabilidade por toda a logística, incluindo seleção e escolha dos subfornecedores, compras, qualidade, criação do processo, engenharia de sistemas, de serviço e de produção, assim como pesquisa, desenvolvimento, testes, validação e controle do processo. "Ao transferir essas competências para a Dana, o cliente pode controlar melhor a sua base de fornecedores e reduzir custos com engenharia e compras", explicou Carroll.
A planta da Dana em Campbellfield, na Austrália, entrega os módulos completos de suspensão dianteira e traseira, diretamente na linha de produção da Ford. Este sistema facilita a montagem, reduz custos com estoque e aumenta a velocidade de introdução dos produtos no mercado.
Software brasileiro
O sistema LeanERP, desenvolvido no Brasil, permite que informações fundamentais sejam acompanhadas em tempo real pela Dana, pela Ford e pelos fornecedores e que as empresas Tier 2 gerenciem seus próprios estoques. No momento em que o Ford Territory entra na linha de montagem, a planta da Dana recebe uma mensagem eletrônica contendo as especificações do modelo e o tipo de módulo desejado.
Além das operações de montagem do módulo em Campbellfield, diversas outras unidades australianas da Dana produzem componentes para o Ford Territory. Os subchassis dianteiro e traseiro são fabricados nas plantas de Cheltenham e de Clayton. O eixo dianteiro e o diferencial IRS são montados na planta de Fairfield e os cardans dianteiros e traseiros na unidade de Hallam.