A GM anunciou em Frankfurt que pretende utilizar suas novas bases com os fabricantes russos para exportar SUVs e outros veículos 4x4 de lá para a Europa a partir de novembro.

A GM espera vender um total de 30 a 35 mil unidades do Chevrolet Niva no fechamento do ano de 2003 apenas na pequena rede de concessionários dentro da Rússia. Lá, o novo SUV pequeno que nada tema a ver com o Lada Niva que conhecemos, mesmo produzido pela Avtovaz, mesmo fabricante e na mesma planta em Togliati custa a merreca de 8.500 dólares (cerca de 25 mil reais).

Enquanto isso os brasileiros precisam ficar contentes com um GM/Suzuki Tracker por mais de 80 mil reais... Mas por outro lado a GM disse estar estudando a venda do novo Niva na América Latina e China, já que ele foi desenvolvido para estradas ruins.
Em relação ao posicionamento de mercado para o Hummer H2 na Rússia os objetivos estão muito claros e declarados. Fabricados pela Avtotor de Kaliningrado, a GM espera vender entre 200 e 400 unidades por ano para seguranças particulares dos novos milionários russos, para serem usados como veículos de escolta. É claro que um transporte terrestre da Rússia para o resto da Europa vai baratear muito o frete e possibilitar a entrada mais firme do H2 no mercado Europeu.

Nas fotos abaixo você pode ver como era o visual do projeto SUV da Lada/Avtovaz de 1998 conhecido pelo código 2123, que nunca chegou a ser produzido, mas que com o dedo da GM se tornou num veículo que certamente vai ser bem sucedido no mercado, com a mesma mecânica 1.7i dos últimos Nivas que chegaram ao Brasil.