Cá para nós, apesar de super avançado aquele câmbio com pré-selecionamento de marchas do Unimog dos últimos 3 anos, onde o computador escolhe a próxima marcha e o motorista pis na embreagem para aceitar e efetivar a troca era um conceito diferente e que acabou de ser posto de lado.
Por meros 2.850 euros, uns 10 mil reais a mais o comprador agora pode levar um câmbio totalmente automático. Como o torque nesses caminhões é enorme, a embreagem fica totalmente desconectada quando o caminhão está parado com motor ligado.
O sistema também permite aquele jogo rápido de ir para frente e ir para trás, comum para desencalacrar um Unimog. Com este novo câmbio a troca de direção pode ser feita até 6 km/h – o que é um grande feito de engenharia -, nos anteriores a troca era com o caminhão parado. As trocas de marcha podem ser feitas manualmente num sistema “tiptronic” convencional.
O novo câmbio pesa 200 kg a menos que as unidades utilizadas atualmente nos caminhões comerciais, significando um aumento de 200 kg na capacidade de carga. O câmbio é totalmente adaptativo, com sensores de posição do pedal do acelerador, do pedal do freio, da inclinação frontal e lateral. Para uso em off-road pesado e trilhas de montanha, principalmente em descidas a recomendação é colocar em manual e desligar o ABS.