Veículos produzidos pela Eletra, com carroceria Marcopolo, serão utilizados em substituição aos trólebus
O ônibus Viale Híbrido, veículo desenvolvido pela Eletra e Marcopolo, está sendo testado desde o final de agosto, também na cidade de São Paulo. Dois modelos foram adquiridos pela Secretária Municipal de Transportes da capital (SPTrans) e serão testados por 60 dias na Linha 6500 (Terminal Santo Amaro - Terminal Capelinha), em substituição aos trólebus (ônibus elétricos com fios).
O Viale Híbrido é cerca de 70% menos poluente que um ônibus convencional e permite economia de combustível de até 30%. Esse desempenho é possível graças à tecnologia aplicada no conceito híbrido, em que o motor diesel acoplado a um gerador, alimenta o motor elétrico, responsável pela tração do veículo, ou acumula energia nas baterias.
Esse conjunto fornece a energia necessária nas acelerações, subidas e em trechos de velocidade. Nas desacelerações e quando parado, os propulsores elétricos não consomem energia e as baterias continuam a ser alimentadas. Este processo exige menor potência e possibilita a adoção de unidades motrizes mais compactas, que consomem menos combustível e geram baixos níveis de emissões e de ruídos.
O motor trabalha aplicado a um gerador de energia, responsável pela alimentação do conjunto de baterias e motores elétricos que impulsionam o veículo. Além de reduzir o valor de investimentos para infra-estrutura viária (dispensa rede elétrica aérea), a utilização do sistema híbrido proporciona maior durabilidade e custo operacional menor. Outras vantagens são a maior vida útil do veículo, cerca de 15 anos, e nível de ruído reduzido.
Veículo versátil, de fácil manuseio e baixo custo operacional, o Viale é ideal para o transporte de passageiros em centros urbanos. Com capacidade para transportar 36 passageiros sentados, o modelo se destaca também por seu visual diferenciado, seguindo tendências mundiais de design, com linhas e formas arredondadas.