
Vitórias paranaense e catarinense
na quinta e penúltima etapa da temporada.
Prova reuniu 198 duplas em Curitiba, com largada e chegada no Portal Santa Felicidade. A última prova do ano, que definirá os campeões, está marcada para Campinas (SP), em novembro.
Curitiba (PR) – As duplas Roque Veviurka/Alberto Minsky, do Paraná, na categoria Graduados, e Rodolfo Mazzuco/Neri Antonio Jr, de Santa Catarina, na Turismo, chegaram na frente na quinta e penúltima etapa do Mitsubishi MotorSports Sudeste 2003, rali de Regularidade organizado pela Mitsubishi Motors.
A prova aconteceu neste sábado (27), em Curitiba (PR), reunindo 198 duplas. Roque e Alberto, agora, estão a apenas um ponto dos líderes na classificação geral, Aguinaldo Veviurka(PR) e Luiz Durval (SP), que somam 67 pontos e terminaram em segundo em Curitiba. Na Turismo, Luiz Giovannetti e Marcelo Vosnika, do Paraná, estão em primeiro no Geral com 55 pontos. Mazzuco e Néri aparecem na segunda colocação, com 33.
“Foi uma das vitórias mais emocionantes que conseguimos. Precisávamos desse resultado por três motivos: nunca tínhamos ganho em casa; esse primeiro lugar nos manteve na briga pelo título; e para homenagear a filha do Minsky, que nasceu há uma semana”, comemora Roque Veviurka que, ao lado de Alberto Minsky, já conquistou dois títulos do Mitsubishi MotorSports Sudeste. “As provas em Curitiba sempre são difíceis. E para mim foi uma etapa diferente, pois estive completamente envolvido com o nascimento da Mariana”, completa Minsky.

Os Mitsubishi Pajero e as L200 Cabine Dupla largaram do Portal Santa Felicidade, no famoso bairro de Santa Felicidade. Os competidores seguiram para a região norte de Curitiba, enfrentando uma trilha que teve 175 quilômetros, percorridos em 4h50, para a Graduados, e 120 quilômetros, com duração de 4 horas, para a Turismo.
Em Curitiba, na largada e na chegada, os competidores passaram por dentro do Parque Tingui – que abriga o Memorial Ucraniano e conta com uma capela que é uma reprodução da igreja ortodoxa São Miguel Arcanjo, além de artesanato da Ucrânia, entre outras atrações.
Logo no início, muitas subidas e descidas de morros e ziguezague entre plantações. No caminho, diferentes cidades, como Almirante Tamandaré, Colombo, Bocaiúva do Sul e Rio Branco do Sul. Uma trilha que exigiu muito, em especial dos navegadores. Para a categoria Graduados, muitos laços, com as duplas saindo e voltando várias vezes do caminho principal, enquanto a Turismo seguia pela trilha em si.
Um trecho, denominado pelos organizadores como “trilha do Formigueiro”, foi um verdadeiro teste de concentração para os navegadores, localizado em um reflorestamento no morro. Morro, aliás, que em Almirante Tamandaré permitiu uma bela vista de Curitiba aos participantes. Outro visual muito bonito foi observado em Colombo, durante um neutro. Na seqüência, a região de Antinha, montanhosa, no município de Bocaiúva do Sul.
Para a Graduados, o final da prova reservou duas travessias de rio. Depois, a volta para Curitiba, com direito a passar pelo teatro Ópera de Arame. A chegada, em Santa Felicidade, foi no Restaurante Madalosso, local da premiação aos cinco melhores da etapa em cada categoria.
Na categoria Turismo, um 20o lugar foi bastante comemorado pela dupla Marcos e Alexandre, além de Paulo, que reveza com Alexandre como navegador nas diferentes etapas. Empresários, eles vêm participando das provas e melhorando a cada disputa. “Fizemos uma parceria para competir que tem dado certo. Nosso trabalho é muito estressante e as provas nos ajudam a desligar um pouco de nossas atividades”, explica Alexandre. “O que vale é o entrosamento, cada vez maior. Estamos aprendendo e conseguindo colocações melhores”, completa Marcos.
Alimentos para o Instituto Pró-Cidadania
As 4 toneladas de alimentos não perecíveis arrecadadas na etapa de Curitiba desta temporada 2003, resultado das inscrições das duplas na prova – cada uma doa 20 quilos – foram entregues ao Instituto Pró-Cidadania.
Agora, a decisão em Campinas
O Mitsubishi MotorSports Sudeste 2003 termina no dia 8 de novembro, na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Após as seis etapas, a dupla campeã na categoria Graduados receberá um Mitsubishi Pajero TR4 mecânico – zero quilômetro. E a da Turismo será premiada com uma viagem de 10 dias à África do Sul – para duas pessoas – oferecida por Tereza Perez Tours e South African Airways.
O Mitsubishi MotorSports Sudeste, homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA -, tem o patrocínio de ABN AMRO Bank, Amarula, Blaupunkt, Castrol, Ceras Grand Prix, Cisa Trading, Daslu Homem, Gol Linhas Aéreas, Rodas Mangels, Mont Blanc, NYK Line, Pirelli, PPG Tintas, Real Cargas, Ked’s, Accor Hotels, Transzero, Yasuda Seguros, Wendler Blindagem e Cerveja Primus.
Classificação da etapa de Curitiba
Graduados – 1. Roque Veviurka/Alberto Minsky (PR), 75 pontos perdidos; 2. Aguinaldo Veviurka (PR)/Luiz Durval (SP), 83; 3. Magno Aragão/Paulo Renato (RJ), 96; 4. Fidelis Barato Filho/Erick Fernandes (SC), 100; 5. José Felipe da Silva Neto/Tiago Vargas Felipe da Silva (RJ), 113.
Turismo – 1. Rodolfo Mazzuco/Néri Antonio Jr (SC), 142 pontos perdidos; 2. André Almeida/Letícia Butzke (SC), 144; 3. Albano Parente Jr/João Gilberto Silva (RJ), 160; 4. Fábio Burgui/Alexander Pircher (SP), 160; 5. Francine Patreze Rode/Rogério Rode (SP), 163.
|