
Alguma coisa precisa ser feita para definir dentre os 4x4s o que é jipe e o que não é. Essa definição não passa necessariamente pelo entre-eixos ou número de portas como sempre ficou mais que evidenciado pelo Land Rover 108-110, pelo Jeep 101 e até mesmo pela Rural e Grand Cherokee.
Outros fatores se combinam para que um 4x4 seja “Apto Para Trilhas” e outros não. O passo que faltava foi dado pela DC, amparada em seus arquivos de 45 anos de testes de veículos 4x4, criando um selo “Jeep Trail Rated” e uma especificação que a DC espera ser aplicada pelas outras empresas.
Mas vamos aguardar para ver se dentro da própria DC isso vai acontecer. Nela temos as seguintes marcas que produzem jipes, picapes e SUVs 4x4: Jeep, Mercedes, Dodge e Chrysler além de algumas outras confusões na China e nos países orientais.
As categorias abordadas nesta nova classificação são as conhecidas de sempre: capacidade de tração, altura livre, capacidade de manobra, articulação da suspensão e altura para travessia água. Vamos ficar de olho para saber se isso é apenas uma de marketing ou vai se espalhar por aí. São tantos veículos com tração 4x4, tantos tipos de trações que é preciso criar algumas novas categorias. Por enquanto nós estamos com a DC: 4x4 Apto Para Trilhas.