EditRegion6x


 

 

29.03.2003 - José Roitberg
ENTENDENDO A CHINA

Aí amigo! Cai na real! A China já não é mais comunista ou socialista faz tempo. Sua política externa e falta de liberdades individuais como o direito à religião e liberdade de expressão continuam de acordo com o livreto de Mao, mas o mercado é o mais capitalista de todos.

O Brasil tomou uma ducha fria após a criação do mais diversificado parque automobilístico do mundo nos últimos 5 anos. De repente a grana parou de fluir e algumas marcas até fecharam suas fábricas e lojas como a poderosa Chrysler. Mas isso tem a ver com Fernando Henrique, com Lula, com MST? Não! Isso tem a ver com a China.

No início parecia que a China seria o “negócio do Brasil” com a exportação de veículos em CKD como a GMB começou a fazer com Blazers e Corsas. Também seriam importadores de nossos excelentes motores a diesel de diversas marcas, alguns do mais modernos do mundo. Mas os empresários decidiram tirar sua grana do Brasil e enfiar na China, na Polônia, na Hungria e na Rússia.

Durante anos trataram nossos 100 a 150 milhões de habitantes como um poço sem fundo para carros zero km. Bem, o poço secou. A mesma mentalidade diz a eles que um país de ideologia comunista e mercado capitalista com 1 bilhão de pessoas é o grande poço sem fundo atual. Todo mundo está com fábricas lá: da Peugeot a BMW. Mas as garças já não vão voar tão longe.

Um estudo realizado na Europa indica que essa grande explosão de consumo de carros caríssimos, alguns modelos ultrapassados como o velho Corsa brasileiro de 5 mil dólares vendido como Buick Sail de 17 mil dólares por lá vai acabar em apenas 2 anos e meio e não em décadas como ocorreu com o Brasil.

Quantos do 1 bilhão de pessoas existem na China para comprar carros básicos por preços absurdos? A lei capitalista mais perversa, bem conhecida da indústria automobilística no Brasil, impera por lá: o preço é o máximo que o consumidor estiver disposto a pagar pelo carro. Nada tem a ver com custos, insumos e impostos: é uma apropriação de fundos mesmo. Enquanto um Corsa da 500 pratas de lucro no Brasil o mesmo carro dá 12.500 na China. Você queria ter um negócio assim? Eu também.

Sem querer enxergar esse aviso de curtíssimo prazo de 2 anos e meio para o esgotamento do filão, a cada semana é anunciada uma nova fábrica, uma nova parceria, e novos recordes como o de hoje, quando foi divulgado que nos primeiros 8 meses do ano a IMPORTAÇÃO de veículos pela China aumentou quase 95% em relação ao mesmo período do ano passado chegando a um número que beira às raias da insanidade motorizada: 9,3 bilhões de dólares.

Quase a metade foi de carros, com 61.400 unidades apenas. Numa matemática simples para facilitar, temos umas 123.000 unidades a 9,3 bilhões o que dá um custo médio de 75 mil dólares por veículo, ou seja: a coisa tá vermelha! Tem algo muito errado por lá! É como a “bolha da Nasdaq”. Essa loucura vai estourar na cara de todo mundo, e logo.

Esses números de importação são insignificantes quando comparados à produção local chinesa nos oito primeiros meses do ano de 1.250.000 unidades, ultrapassando as 1.080.000 em todo o ano de 2002. E tem gente que ainda acredita que o Brasil é significativo...

Para compensar, a China exportou no mesmo período cerca de 60.000 unidades, principalmente de ônibus, caminhões e veículos agrícolas a 238 milhões de dólares, uns 4 mil dólares por unidade... Só doido para entender essa balança comercial.

Ainda falta uma coisa para você entender essa “bolha chinesa”. Com 1 bilhão de pessoas, paga-se o salário que se quiser: alguns dos mais baixos do mundo com exceção de regimes africanos baseados na pobreza institucional. Como as relações de emprego continuam comunistas, não são permitidos os sindicatos, não há regulamentação trabalhista, piso salarial, proteção e benefícios aos trabalhadores. Se tiver que despedir mil hoje, amanhã tem 10 mil na fila para ganhar 60 dólares por mês... O Rio Amarelo, o YangTsé, agora tem motivos para ter essa cor: a vergonha.

© Jipemania 1996-2003 - voltar à Jipemania - voltar às notícias
Primeira Página
Volta às Notícias
Caléndários 2003
Testes 4x4
Jipes Esquisitos
Velhos de Guerra
Jeep CLubes
Propagandas de Jeep
Land Rover
4x4 Conceitos
Todos os Jeeps
Todos os Fuscas

Revista Jipemania
Capas e Índices
Assinaturas
Manuais de Jipes
Livros
Lista JipeNet

Papéis de Parede

x
x