A Chevrolet Montana vai chegar ao mercado nacional em outubro seguindo o caminho da Strada Adventure da Fiat. Segundo os jipeiros, apenas uma picape pequena maquiada sem capacidade off-road nenhuma.
Segundo quem andou pelo menos na linha Adventure, um carro um pouco mais afastado do solo, com suspensão de maior curso, com pneus lameiros e adequada às estradas de terra. Com seu baixo peso pode surpreender em subidas onde pesados veículos 4x4 precisam da tração ligada.
Tanto a Montana quando a Adventure e o que a VW vai ter que apresentar no segmento não se propõe a ser veículos off-road como as propagandas quase enganosas na TV prometem. São veículos mais adequados para estradas de terra que suas plataformas originais.
A aparência off-road e intimidante é dada pelo abuso de acessórios tubulares: pára-choques, estribos, protetor de caçamba e até santo-antônio. Mas além disso a Montana possui um interessante design da lateral da caçamba que se poderia chamar de um "step side moderno" que ficou bem interessante.
O motor 1.8 Flexpower de 105 cvA e 109cvG, o mesmo da Fiat Adventure mostra a tendência de que tudo que virá por aí será multi-combustível. O torque a mais do 1.8 é o que faltava para ambas as plataformas serem ainda mais eficientes, principalmente com carga. No caso da VW Saveiro, ainda sem versão "on-off-the-road" há opção para um motor VW 2.0 o que pode ser um fator de diferenciação para o próximo modelo da marca.
Se você não entendeu, precisamos criar uma forma mais simples de falar sobre os flexpower: cvA (cavalos a álcool) e cvG (cavalos a gasolina). Como não há norma técnica para isso, vamos inventando.
O início da produção está previsto para o mês de setembro, no Complexo Industrial de São José dos Campos, na mesma linha onde hoje já são fabricados o Corsa, o Meriva e a Zafira. A Montana é o primeiro veículo nacional a ser equipado apenas com motor multicombustível.
"A Montana é mais um importante trunfo da Chevrolet no competitivo mercado brasileiro. Trata-se de um produto desenvolvido pela engenharia brasileira com o que há de mais moderno em tecnologia automotiva no mundo. Combinando segurança, conforto e capacidade de carga com desempenho e economia, a nova picape foi feita sob medida para atrair um público eclético, do jovem universitário ao empresário que busca soluções de transporte para pequenas cargas", destaca Walter Wieland, presidente da General Motors do Brasil.
Segundo ele, a Montana demonstra a criatividade dos designers da GM e a força da marca Chevrolet, ao mesmo tempo em que renova o portfólio da empresa no Brasil com o objetivo de atingir a total satisfação do consumidor.