EditRegion6x


 

 

26.set.2003 - Agência NEWMOTORAGE

Catalisador falsificado piora a poluição

Pesquisas realizadas pelo Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) apontam para a morte re cerca de 300 crianças por ano devido a grande concentração de poluição em grandes centros urbanos, como São Paulo.

Além disso, segundo o SUS (Sistema Único de Saúde), a taxa de mortalidade de idosos acima de 65 anos cresce 12%. Isso se deve ao aumento do nível de óxidos de nitrogênio que são lançados no ar.

Os veículos são responsáveis por 90% dessa poluição. Isso porque, em média, 3,5 milhões de automóveis rodam com catalisador falsificado no País. “É importante conscientizar os motoristas que o equipamento é fundamental para evitar que os veículos emitam gases tóxicos que causam problemas à saúde da população”, comenta Carlos Eduardo Moreira, gerente de Marketing da Umicore, principal fabricante de catalisadores do Brasil.

Uma pesquisa da Escola de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Harvard mostra que a poluição reduz a expectativa de vida do ser humano. Durante 16 anos, pesquisadores acompanharam um grupo de 8 mil pessoas com idade entre 45 e 60 anos, em diversas cidades norte-americanas. O estudo comprovou que os habitantes de cidades com altos índices de poluição vivem, em média, 2,5 anos menos do que os moradores de locais com o ar mais limpo.

Solução

Para contribuir com a melhora da qualidade do ar é imprescindível o uso do catalisador automotivo original, pois o equipamento reduz em até 98% o nível de gases poluentes emitidos pelos automóveis.

O catalisador é responsável pela conversão de gases tóxicos liberados pelo motor em inofensivos para a saúde da população e o meio ambiente. “O monóxido de carbono, ao passar pelo equipamento, é transformado em gás carbônico, que exalamos pela respiração”, explica Stephan Blumrich, gerente de Tecnologia de Aplicação e Industrial da Umicore.

O uso do equipamento adulterado representa uma violação à legislação, além de poluir o meio ambiente e danificar o motor dos veículos. Nos carros, as conseqüências imediatas são o aumento do consumo de combustível pelo desarranjo da regulagem do motor e perda de potência. “A marca estimada de 3,5 milhões de catalisadores falsificados compromete nosso trabalho para reduzir a poluição do ar”, afirma Moreira.

A falsificação do catalisador ocorre com a retirada da cerâmica interna, que contém metais nobres. Estes são responsáveis pela transformação dos gases poluentes em inofensivos. Com a carcaça vazia, o interior do equipamento é preenchido com palha de aço ou um pedaço de tubo de escapamento, que tem as suas extremidades soldadas ao corpo da cápsula metálica do catalisador. Isso confere peso, consistência e volume semelhantes ao da peça original.

© Jipemania 1996-2003 - voltar à Jipemania - voltar às notícias
Primeira Página
Volta às Notícias
Caléndários 2003
Testes 4x4
Jipes Esquisitos
Velhos de Guerra
Jeep CLubes
Propagandas de Jeep
Land Rover
4x4 Conceitos
Todos os Jeeps
Todos os Fuscas

Revista Jipemania
Capas e Índices
Assinaturas
Manuais de Jipes
Livros
Lista JipeNet

Papéis de Parede

x
x