EditRegion6x


 

 

12.08.2003 - Jipemania
Novo BMW X5 a mais de 240 por hora

Quatro anos após seu lançamento o SUV da BMW passa por suas primeiras modificações e será apresentando no Frankfurt Auto Show, em setembro. A reestilização externa foi moderada: capô dianteiro, faróis e todas as lanternas, mas o sistema de tração 4x4 é todo novo. Como opcional terá faróis adaptativos que seguem as curvas da estrada. O estilo da traseira continua complicado, cheio de planos e curvas, com a tampa parecendo que ficou por cima de um pedaço das lanternas... As vendas começam nos EUA e depois na Europa.

O X5 recebeu três novos motores adicionados ao 3.0 de 6 cilindros a gasolina da linha atual que permanece. Um novo V8 a gasolina com 4.4 litros e o esportivo 4.8 litros que chega apenas no final do primeiro semestre do ano que vem além de um 3.0 6 cilindros turbodiesel.

Os SUVs com motores V8 terão câmbio auto-6. O 4.4 chega aos 320 cv e leva o X5 de 0 a 100 em apenas 7 segundos, meio segundo a menos que o modelo V8 atual. A máxima fica nos 240 km/h. Os dados do 4.8 só no salão, mas espere algo exagerado para um SUV.

O novo 3.0 tdi com common-rail de segunda geração também não deixa nada a desejar. São 218 cv contra 184 do modelo atual, 0 a 100 em 8,3 segundos, quase 2 segundos mais rápido que o X5 a diesel que não vemos por aí e um torque invejável de 51 kgfm. A máxima é de 210 km/h e o câmbio standard é um manual-6. Note que estamos falando apenas de um SUV pesadão com um motor 3.0 a diesel... Lembra das tranqueiras antigas Perkins, Mercedes e outros motores a diesel com cilindrada enorme e potência mínima?

A BMW chamou seu novo sistema de tração de xDrive (éxDráive) e é basicamente o mesmo anunciado para o irmão menor X3. Usa controle eletrônico para variar constantemente o torque enviado a cada roda usando sensores nas rodas, no sistema ABS, sensores de estabilidade, inclinação de carroceria até mesmo da posição do volante e acelerador. O xDrive “prevê” o quem vem a seguir e determina o funcionamento do carro, ao invés de reagir ao que acontece no momento. O tempo de reação do sistema está na faixa dos milésimos de segundo. A distribuição do torque é feita por um diferencial central com embreagem multi-disco. Para sentir a diferença, o X5 atual tem distribuição de torque fixa e o controle de tração pelo ABS entra em ação só quando as rodas patinam.

© Jipemania 1996-2003 - voltar à Jipemania - voltar às notícias
Primeira Página
Volta às Notícias
Caléndários 2003
Testes 4x4
Jipes Esquisitos
Velhos de Guerra
Jeep CLubes
Propagandas de Jeep
Land Rover
4x4 Conceitos
Todos os Jeeps
Todos os Fuscas

Revista Jipemania
Capas e Índices
Assinaturas
Manuais de Jipes
Livros
Lista JipeNet

Papéis de Parede

x
x