
Após um investimento conjunto de 650 milhões de dólares entre a holandesa Shell (80%) e a Petrobrás (20%) o Projeto Bijupirá & Salema começou a produzir na Bacia de Campos.
A Shell assumiu a operação do Projeto após a aquisição da Enterprise Oil em maio de 2002. Além de Bijupirá a companhia está participando em outros 14 blocos de exploração em águas profundas brasileiras.
A produção inicial será de uns 20 mil barris de petróleo por dia. O volume irá aumentar até atingir um pico de 80 mil barris/dia de um óleo relativamente leve. O sistema também produzirá 1 milhão de metros cúbicos de gás por dia. O óleo será produzido pelo FPSO Fluminense, um navio-plataforma de produção e armazenamento com 390 metros de comprimento por 60 metros de largura. Os poços são ligados ao navio pro mangueiras submarinas.
Os campos de Bijupirá e Salema, descobertos pela Petrobrás em 1990 a 295 km do Rio de Janeiro, são adjacentes com profundidades variando de 450 a 800 metros. Suas reservas estimadas são de 188 milhões de barris de petróleo, quase 7 anos de exploração em capacidade máxima, além de quase 1,8 bilhões de metros cúbicos de gás.
A prioridade da empresa é suprir o mercado nacional, mas se a procura não corresponder, a saída será a exportação, como afirmou Aldo Casteli, presidente da Shell do Brasil, que ainda concluiu dizendo que mesmo podendo vender petróleo e gás para qualquer um no Brasil, por enquanto a venda só pode ser feita para a Petrobrás, única com refinarias capazes de absorver a produção.
A presença da Shell no Brasil chegou aos 90 anos e ela é a primeira empresa privada a produzir óleo cru por aqui. O cenário iraquiano não poderia ficar de fora. Aproveitando a presença de Walter van der Vijver, chefe executivo (CEO) de Exploração e Produção Mundial da Shell você fica sabendo que a empresa holandesa espera o restabelecimento de um governo verdadeiro no Iraque para que as oportunidades de negócios surjam naturalmente. Der Vijver ainda declarou que para este ano, os investimentos mundiais da empresa chegam aos 8 bilhões de dólares, dos quais o Brasil foi contemplado com 300 milhões, o que dá uns 900 milhões de reais, dependendo da cotação do dia.