
Fala sério... Você nunca imaginou que o 4x4 Classe M da Mercedes fosse um veículo para trilhas e caminhos ruins. Mesmo com bons desempenhos no Dakar, a DC não explorou as potencialidades. Até agora era um 4x4 com câmbio auto-5 super-inteligente com reduzida; o primeiro a colocar um sistema de controle de tração pelos freios ABS que realmente funcionava, mas tinha uma suspensão tão dura e desconfortável quanto qualquer Jeep ou Toyota Bandeirante nas estradas de terra.
Praticamente ninguém deve ter comprado a Classe M para ir fazer trilhas no Marrocos, na Espanha ou nos desertos norte-americanos. Então para que compraram um 4x4 com reduzida? Sei lá! Pergunte para eles... Uma das repostas é mais simples: ter uma Mercedes grandona, diferente das outras Mercedes “carrinho”. Portanto, não estranhe se a reduzida for detonada em função de um câmbio auto-6 com uma primeira curta e um controle de tração evoluído.

Com esse cenário bem nítido, a DC deixou escapulir, “sem querer”, um comboio de modelos para 2005 em testes nas estradas da Alemanha. Foram pelo menos cinco carros com finais de placa 70, 71, 72, 74 e 76, com algumas configurações diferentes. Além da discreta camuflagem tradicional que não chama a atenção de ninguém, lanternas e faróis também devem ser apenas para confundir, pois aqueles conjuntos traseiros nas fotos são deprimentes.

Em compensação, parece que o engate do reboque ganhou um formato convencional, abandonando aquela coisa curva, pintada de preto, voltada para cima, mais parecida a um órgão reprodutor de algum “carrosauro” extinto. Todos possuem dois escapamentos ovais semi-embutidos no pára-choque traseiro e a opção de um imenso porta estepe talvez apenas parte de um kit off-road.

Aliás, off-road vai ser difícil com essa pequena altura livre do solo oferecida por uma nova carroceria monobloco. Mas tenha a certeza de que este espaço a mais obtido pela remoção do chassi será ganho em espaço interno. Espere que a nova versão da Classe M tenha sofrido uma revisão completa da suspensão, adequando o SUV mais para conforto, desempenho e altas velocidades no asfalto. Os motores devem ser mantidos entre os V6 turbo diesel com 170 cv até os AMG V8 de 5.5 litros com uns 390 cv.
|