A dupla formada pelo piloto André Azevedo e pelo navegador Robson de Oliveira, uma das favoritas para conquistar o Rally Internacional dos Sertões 2003, na categoria caminhões, contará com importantes avanços na edição deste ano. O caminhão Mercedes-Benz 2428 da dupla será equipado com a transmissão ZF Ecomat 6HP 600, que proporciona melhor desempenho em curvas fechadas e maior eficiência da frenagem, evitando o superaquecimento do sistema, graças ao retardador hidráulico incorporado.

Segundo André Azevedo, a decisão por utilizar a transmissão automática ZF Ecomat se deve ao fato de o sistema otimizar a potência do motor e melhorar a aceleração do caminhão em arrancadas e retomadas de velocidade. Com seis velocidades, a transmissão possui escalonamento eletrônico e evita que o piloto tire as mão do volante para trocar de marcha, aumentando o seu controle, principalmente em trechos sinuosos. "Com o uso da transmissão ZF 6HP 600, o acionamento do pedal dos freios é feito com o pé esquerdo, favorecendo uma pilotagem mais agressiva", comenta André Azevedo.
A transmissão automática eletrônica ZF-Ecomat modelo 6HP 600 possui dois overdrives (marchas multiplicadoras), na 5ª (relação de 0,83:1) e na 6ª (0,59:1), o que aumenta a velocidade máxima para cerca de 170 km/h. Outro grande beneficio da Ecomat é a utilização do freio auxiliar hidráulico (retardador), que auxilia a pilotagem durante as frenagens fortes e rápidas, necessárias em condição de corrida. O retardador freia o veículo de maneira precisa, eliminado assim o uso do top brake (freio auxiliar do motor), que impede a retomada rápida da potência do motor. Para André Azevedo, com a transmissão Ecomat o caminhão está muito mais rápido, tanto nas arrancadas e retomadas quanto em sua dirigibilidade.
|