EditRegion6x


 

 

20.07.2003 divulgação
Mitsubishi MotorSports Nordeste: trilha
técnica e muito diversificada é destaque em Natal.

A segunda etapa da temporada 2003 do rali de Regularidade reuniu 172 duplas, com belas paisagens, diferentes tipos de pisos, com direito a trechos de praia e dunas, além de muitos elogios dos participantes.



Natal (RN) - A largada aconteceu em um dos cartões postais da cidade, em Ponta Negra. E mostrou um pouco das belas paisagens que pilotos e navegadores das categorias Graduados e Turismo encontrariam na segunda etapa do MM Nordeste 2003.

A prova foi disputada neste sábado (19), em Natal, no Rio Grande do Norte, reunindo 172 duplas - 26 na Graduados e 146 na Turismo. Um dia de sol e só um pouco de garoa - contrariando as previsões de muita chuva -, garantindo um visual ainda mais bonito.

Os competidores saíram do Restaurante Mazzano, em Ponta Negra, para uma trilha de 180 quilômetros para os Graduados, em 4h40 de prova, e 150 quilômetros na Turismo, percorridos em 4 horas. A rampa de largada foi montada na avenida, para que todos pudessem observar a beleza do lugar, em uma composição entre o verde do mar e o morro na lateral.

A chegada aconteceu no Olimpo Recepções, onde foi realizada a premiação aos melhores da etapa, com entrega de troféus aos cinco primeiros de cada categoria. Na Graduados, a vitória foi paulista, com Ricardo Vivolo e Marcelo Vivolo, pai e filho campeões do Mitsubishi MotorSports Nordeste no ano passado e que, agora, venceram a primeira em 2003 - terminaram em terceiro na etapa de abertura, em Recife (PE). Com o resultado, lideram a classificação geral, somando 28 pontos.

Na Turismo, primeira colocação para a dupla cearense Igor Ribeiro e Humberto Ary. Os líderes após duas etapas são os pernambucanos José Dagoberto de Lima e Marco Polo - segundo colocados em Natal -, com 29 pontos.

"Com certeza, esta foi uma das melhores etapas do Mitsubishi MotorSports nos últimos anos. Muito técnica, tanto para o piloto como para o navegador, com um pouco de tudo, como praia, dunas e piso de piçarras. A região, aliás, é propícia para uma prova assim, com muitas variações, exigindo bastante dos participantes", explica Ricardo Vivolo, que compete há cinco anos com o filho Marcelo. "Essa cumplicidade entre piloto e navegador é muito importante, fundamental para o sucesso", garante.

Quem também elogiou a prova foi a dupla de Natal formada por Luzia Paulino e Luzardo - que levou a esposa Miltman como ´zequinha´. "Foi ótimo, uma trilha perfeita", destaca Luzia. "Uma etapa muito interessante", completa Luzardo. "Um percurso com paisagens muito bonitas e que exigiu muita concentração das duplas", observa Miltman.

A trilha

Assim, a etapa de Natal teve uma trilha muito elogiada pelos participantes. Por ser muito técnica e pela diversificação. Ao longo do caminho, as duplas contornaram a Grande Natal, no sentido Litoral Norte. De Ponta Negra, elas seguiram para o Distrito Industrial de Macaíba, passando por uma região de açude. Em seguida, o Vale do Potengi, entre Macaíba e São Gonçalo do Amarante, com fazendas de gado.

Dai para Pedreira do Serrinha, margeando Ceará Mirim, passando por engenhos antigos. As Dunas de Jacomã, com as praias de Jacomã e Pitangui, vieram na sequência, assim como as Dunas Douradas, iniciando então o retorno para Natal. Para os Graduados, um trecho final, em um percurso que exigiu o máximo de navegação, com média de 42 km/h - aproximadamente 5 quilômetros de labirinto aberto, em um circuito em forma de dragão, sinuoso.

Uma mistura de beleza e história ao longo da trilha, com os antigos engenhos, o visual de dunas, entre outros destaques. A prova contou, também, com grande variedade de pisos: de piçarras, de massapê - barro especial para tijolos - e de tabatinga - conhecido por barro branco, muito usado na indústria automobilística.

Alimentos para duas entidades

A etapa de Natal arrecadou 3,4 toneladas de alimentos não perecíveis, resultado das inscrições das duplas participantes da prova. Elas foram entregues para o Armazém da Caridade e para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Bairro Neópolis, que faz um trabalho assistencial junto à comunidade local chamada Pium.
Agora, as atenções se voltam para a próxima prova, na cidade de Salvador (BA), que faz a sua estréia no calendário do Mitsubishi MotorSports Nordeste, no próximo dia 6 de setembro.

A temporada termina em Fortaleza (CE), no dia 18 de outubro. A dupla campeã da categoria Graduados da quarta edição do rali, agora em 2003, receberá um Mitsubishi Pajero TR4 mecânico - zero quilômetro. Já a da Turismo será premiada com uma viagem de seis dias, para duas pessoas, a Buenos Aires e Bariloche, na Argentina.
O Mitsubishi MotorSports Nordeste, homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo - CBA, tem o patrocínio de Bantec, Bic Banco, Blaupunkt, Castrol, Daslu Homem, Gol Linhas Aéreas, Rodas Mangels, Pirelli, Real Cargas, Reebok, Accor Hotels, Transzero e Cerveja Primus.

Classificação da etapa de Natal

Graduados - 1. Ricardo Vivolo/Marcelo Vivolo (SP), 222 pontos perdidos; 2. João Araújo Dutra de Almeida/Pedro Eurico Cavalcante Rego (PE), 369; 3. Luiz Fernando Ortega/Nelson Ortega (SP), 457; 4. Raul de Medeiros Dantas Neto/Romulo Cirne (RN), 460; 5. Hermenegildo Alves Neto/Julio Martins (PE), 471.

Turismo - 1. Igor Ribeiro/Humberto Ary (CE), 178 pontos perdidos; 2. José Dagoberto de Lima/Marco Polo (PE), 209; 3. Lucio Lima/Silvio, 230; 4. Ricardo Alves Rolim/Jean Albert Bernhardt (PB), 238; 5. João Mauricio Melo/Daniel Lima Jr. (BA), 243.

Classificação do Mitsubishi MotorSports Nordeste após duas etapas

Graduados - 1. Ricardo Vivolo/Marcelo Vivolo (SP), 28 pontos; 2. Raul de Medeiros Dantas Neto/Romulo Cirne (RN), 26; 3. Luiz Fernando Ortega/Nelson Ortega (SP), 25; 4. Armando Bispo da Cruz/Solon Mendes (CE), 23; 5. João Araújo Dutra de Almeida/Pedro Eurico Cavalcante Rego (PE), 22.

Turismo - 1. José Dagoberto de Lima/Marco Polo (PE), 29 pontos; 2. Igor Ribeiro/Humberto Ary (CE), 28; 3. João Maurício Melo/Daniel Lima Jr. (BA), 21; 4. Adalmo Medeiros Junior/Ricardo Gonçalves (AL), 16; 5. Ricardo Alves Rolim/Jean Albert Bernhardt (PB), 14.

© Jipemania 1996-2003 - voltar à Jipemania - voltar às notícias
Primeira Página
Volta às Notícias
Caléndários 2003
Testes 4x4
Jipes Esquisitos
Velhos de Guerra
Jeep CLubes
Propagandas de Jeep
Land Rover
4x4 Conceitos
Todos os Jeeps
Todos os Fuscas

Revista Jipemania
Capas e Índices
Assinaturas
Manuais de Jipes
Livros
Lista JipeNet

Papéis de Parede

x
x