Jipemania - RJ - Últimas Notícias   


Edição 51 janeiro 2003

16.03.03 10:00 - Troller
TROLLER É O VEÍCULO DO CENTRO DE REFERÊNCIA DO CIDADÃO EM BELO HORIZONTE


19 exemplares do jipe brasileiro foram adquiridos para levar serviços e policiamento comunitário aos aglomerados urbanos da periferia da capital mineira

Potência, robustez, tração 4x4 e manutenção mais barata por ser nacional. Por essas características, o Troller T4 2.8 Diesel Turbo foi escolhido – através de licitação pública - para ser o veículo do Centro de Referência do Cidadão, parte do projeto Pólos Reprodutores de Cidadania do governo de Minas Gerais. Trata-se de uma iniciativa multidisciplinar, envolvendo a Secretaria de Desenvolvimento Social e de Esportes, a Polícia Militar e a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.

O Centro de Referência do Cidadão abrange sete aglomerados urbanos de Belo Horizonte e consiste na criação de postos de atendimento de serviços públicos; na assistência sócio-jurídica para mediação de conflitos pelos estudantes de direito; na realização de cursos profissionalizantes - de artesanato e corte e costura a informática; na atuação como incubadora de cooperativas populares; e no policiamento comunitário preventivo.

O objetivo é reduzir os índices de violência e contribuir para o desenvolvimento social das comunidades locais. “Leva-se até o cidadão aquilo que ele precisa. Por exemplo: advogados e defensores do Tribunal de Justiça, a Cemig (concessionária de energia elétrica), a Copasa (companhia de saneamento básico) e outros serviços”, explica Wilze Diniz Soares, diretora da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento responsável pela viabilização do Centro de Referência do Cidadão em termos de finanças e materiais desde sua gestação, ainda na Secretaria de Justiça.

Ao todo, foram adquiridos 19 Trollers: 13 para serem usados pela Polícia Militar e seis pelas equipes do Centro de Referência do Cidadão, para serviços, vistorias e até emergências. Mais oito jipes devem ser adquiridos para essas tarefas.

Os seis primeiros Trollers para serviços à comunidade já estão rodando no Aglomerado Santa Lúcia, no Aglomerado da Serra e no Conjunto Felicidade, mais próximos da área central de Belo Horizonte, onde o Centro de Referência do Cidadão já entrou em operação. Os quatro centros a serem inaugurados serão localizados em Pedreira Prado Lopes, Taquaril, Cabana do Pai Tomás e Morro das Pedras, mais distantes do núcleo urbano, e também disporão de dois Trollers cada um.

“Os aglomerados ficam em morros muito íngremes, são terrenos difíceis, nada planos. Para trabalhar lá, o veículo tem que ser forte, com um motor possante, que tenha retomada boa, e dê para fazer conversões rápidas em espaços que não são bem ruas, são becos em grande parte. Experimentamos e achamos o Troller o mais eficiente para esse tipo de coisa”, explica Wellington Ribeiro dos Santos, diretor de transportes da Secretaria de Defesa Social, que coordenou a aquisição dos veículos.

Os 13 Trollers da Polícia Militar serão utilizados num serviço diferenciado de policiamento. “A filosofia é de interação com a comunidade, vamos entrar de uma forma assistencialista. Claro que se encontrarmos problemas, acionaremos o policiamento normal. Nosso objetivo é minimizar efeitos das várias formas de violência”, explica o capitão El Robson Machado Pinto, assistente de motomecanização da PM mineira. As principais razões da opção pelo Troller são sua tração 4x4 – “é muita água escorrendo em ruelas e becos, formando lodo, e carro com tração dianteira não resolve” – e o custo/benefício favorecido pela manutenção mais barata porque se trata de um veículo nacional.

O projeto Pólos Reprodutores de Cidadania – coordenado pelos professores Miracy Barbosa de Souza Gustin e Menelick de Carvalho Neto - compreende, além do Centro de Referência do Cidadão, um trabalho de efetivação do Estatuto do Menor no Vale do Jequitinhonha, um projeto na área de saúde mental e direito, e uma trupe de teatro.

A venda dos Trollers para o projeto Centro de Referência do Cidadão foi executada através da Trilha BH, concessionária Troller em Belo Horizonte. “Para nossa felicidade, fomos eleitos. É um projeto pioneiro, que está trazendo desenvolvimento social a Minas Gerais, e realmente o Troller é o veículo adequado para as necessidades dele”, comenta Rogério Fernandes, do departamento de vendas da Trilha BH.