17.03.03 16:20 - Jipemania China vai engolir o Brasil

Quem acha que a China é o grande bastião do comunismo precisa rever seus conceitos. Mantendo o socialismo maoísta na política e educação, os chineses estão montando uma economia capitalista de primeiro mundo. O parque automobilístico está crescendo e vai acabar engolindo o parque brasileiro sem muita dificuldade.
Só para ter uma idéia das coisas que navegam pelo Yan Tse, basta perceber as notícias recentes. A empresa Beijing Huatai que já monta a linha Hyundai Galloper (desaparecida do Brasil) anunciou que vai começar a montar os novos Hyundais Terracan.

A bela VW Sharan para 7 passageiros
A Volvo, anunciou que planeja usar as instalações da Chang'an-Ford para montar alguns de seus modelos. A Tata indiana procura parceiros para abrir sua fábrica na China. Os primeiros VW Gol (isso mesmo nosso Gol brasileiro) começaram a sair da linha de montagem da Shanghai-Volkswagen há menos de uma semana. A VW anunciou que vai começar a produzir a Sharan na China ainda neste ano, enquanto para os brasileiros que se “kombem”.

O Pajero Sport chinês
A para bater o último prego nesta semana, a Mitsubishi Motors Corporation (MMC) e Beijing Jeep Corporation (BJC) lançaram na sexta feira o Mitsubishi Pajero Sport montado em Beijing (Pequim – para os não iniciados). Foram feitas 100 alterações para adequar o veículo às condições locais. Estarão disponíveis 3 modelos: GLS 3.0 A e GLS 3.0 com o motor V6 a gasolina com 24 válvulas importado do Japão e GLX 2.4 com motor I4 a gasolina com 16 válvulas fabricado na China.
Em 2002 a Mitsubishi vendeu 70.000 veículos na China, mostrando como o mercado brasileiro é realmente desprezível. O Pajero Sport é o primeiro a sair com a marca Mitsubishi. Para 2004 a MMC já anunciou que o Outlander também será produzido na China. Ambos são importantes para as metas de chegar a 300.000 unidades/ano vendidas ao mercado chinês em 2007.
texto de José Roitberg
|