09.03.03 10:00 - ZDL HELENA DEYAMA, AO LADO DE ROBERLENA MORAES, É TRICAMPEÃ DO 16º RAID DO BATOM

Helena e Roberlana com seu inusitado Saangyong Korando com meia capota de lona.... foto de Ricardo Rollo
Na homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a experiente piloto confirmou o favoritismo. Antônio Carlos Moreira/Andrea Moreira foi a melhor nas duplas mistas
Itapecerica da Serra (SP) - Deu a lógica na disputa de duplas femininas do 16º Raid do Batom, uma das mais tradicionais disputas off road do país, que reuniu 80 duplas no último sábado (8), na região de Itapecerica da Serra. A experiente Helena Deyama, bicampeã da prova e com participações nos principais ralis e raids do Brasil, conquistou o tricampeonato, tendo como
navegadora Roberlena Moraes.

As tricampeãs, Helena à esq e Roberlana à dir. foto de Ricardo Rollo
A dupla totalizou 1.292 pontos perdidos após os quase 70 quilômetros de trilhas, terminando com grande vantagem para as vice-campeãs, Mônica de Souza Cantarero e Cristiane de Mira Rodrigues, 3.309 pontos perdidos, e também para as terceiras colocadas, Kátia Pereira e Valéria Deo, 5.996.
Na briga entre duplas mistas o equilíbrio acabou sendo maior na briga pelo título de 2003. O piloto Antônio Carlos Moreira e a navegadora Andrea Moreira foram os vencedores, finalizando com 901 pontos perdidos, seguidos de Camilo Turcatto/Tais Mazzeo, 1.108 pontos perdidos, e Luís Fernando Schubert/Flávia Rascassi, 1.138.

O Vitara de Sílvio Guido e Ana Lúcia Guido. foto: Digna Imagem
A forte chuva na noite de sexta-feira acabou deixando as bonitas trilhas da região em 'perfeito estado' para os participantes da prova, proporcionando maior dificuldade para superar os obstáculos e adversários. O clima de descontração e amizade entre os inscritos, bem evidente na largada promocional de quinta-feira, no Ponto Off Road, acabou com o início da prova, que aconteceu no Posto 23 da Régis Bittencourt (BR 116).

O Raid do Batom é uma prova "delas". Alguém duvida?
foto de Paulo Pampolim
Helena e Roberlena, apontadas como favoritas, não decepcionaram e venceram com certa facilidade. "Gostei da prova, mas achei que a média de velocidade estava muito baixa. Os organizadores estão de parabéns, pois fizeram uma trilha boa e interessante para todos, especialmente as meninas que estão
começando. Só tivemos problemas no início da prova com o atraso. É que havia uma longa subida com barro e tínhamos três carros na nossa frente e precisamos negociar bem as ultrapassagens", explicou Helena, que disputa provas como a Copa Baja e o Rally Internacional dos Sertões.

"Colegiais" e "Drag Lamas", tudo é festa! foto de Paulo Pampolim
As três melhores duplas de cada categoria foram as seguintes: Duplas Femininas 1. Helena Deyama/Roberlena Moraes, 1.292 pontos perdidos; 2. Mônica de Sousa Cantarero/Cristiane de Mira Rodrigues, 3.309; 3. Kátia Pereira/Valéria Deo, 5.996; Duplas Mistas 1. Antônio Carlos Moreira/Andrea Moreira, 901 pontos perdidos; 2. Camilo Turcatto/Tais Mazzeo, 1.108; 3. Luís Fernando Schubert/Flávia Darc Rascassi, 1.138.

Paisagens inesperadas alegram as duplas. foto: Digna Imagem
Para os organizadores, o evento foi muito positivo. "Tivemos recorde de inscritos no Raid do Batom, sem falar que tudo colaborou para que a prova fosse agradável e divertida. Agora vamos trabalhar para que os outros eventos do ano também tenham o mesmo sucesso", explicou Gerson Rodrigues, diretor da Mesa 4 Comunicações, organizadora da prova.
"FOGÃO" GARANTE O PRÊMIO DE ORIGINALIDADE
Além de garantir o terceiro lugar no geral, a dupla Kátia Pereira e Valéria Deo também deu um show de originalidade. Elas venceram a disputa da melhor caracterização do carro com o tema do Dia Internacional da Mulher, realizada na última quinta-feira na largada promocional do 16º Raid do Batom. Com seu fora de estrada 'fantasiado' de fogão e nas camisetas identificadas como piloto e navegadora de fogão, elas conquistaram o juízes da escolha.

Mas o Raid do Batom também é lama! foto: Digna Imagem
"Esperava ganhar também na prova, mas foi um prêmio muito legal", declarou Kátia, que disputou seu segundo raid. "Com relação à prova, tivemos alguns problemas com os instrumentos, mas no geral foi muito legal", encerrou.
O 16º Raid do Batom é uma realização do Jeep Clube do Brasil, com organização da Mesa 4 Comunicações. O patrocínio foi de Bardahl e Goodyear, com apoio da DPaschoal.
|