Jipemania - RJ - Últimas Notícias   

Arquivo de Notícias
dezembro 2002
novembro 2002
out02 - semana 3/4
out02 - semana 1/2

Não perca nossa cobertura do Salão Internacional do Automóvel
para os 4x4 clique aqui para os 4x2 clique aqui

Voltar para a Jipemania

Entre em contato • email

Supercarros Dakar
Mitsubishi Pajero Evolution - Nissan Dakar
VW Tarek - BMW X5 Rally Rai
Calendários 2003
Copa Baja Brasil
Mundial de Rallye
Mundial Cross Country

ESPAÇO MOTOR

Próximo sábado 01/fev
às 18:00 na CNT
às 14:30 para o RJ
ou canal 24 da Sky
ou canal 219 Directv

31ª Edição das Mil Milhas Brasileiras

- Um pouco da história, muitas informações sobre a prova, entrevistas com vários pilotos e um clipe espetacular com imagens da competição.

Obs.: Primeiro programa de uma série de três.

 

 

31.01.03 18:03 - Troller
TROLLER SAI DO RALLY EM 2003 PARA DEDICAR-SE A NOVOS VEÍCULOS

Montadora manterá apoio a clientes competidores e prepara lançamento de jipe militar para abril e de picape para outubro

Depois de sagrar-se Campeã Mundial de Rally na categoria T 3.2 Diesel em 2001 e Campeã Brasileira de Rally Cross Country na Geral e na categoria Production Diesel em 2002, além de Campeã da Copa Baja Brasil, na Geral, na Super Production Diesel e na Production Diesel, a Troller Veículos Especiais retira-se do cenário das competições nacionais e internacionais na temporada de 2003.

Os rallys off-road foram, nos últimos três anos, o grande laboratório de desenvolvimento da Troller. “Por meio das competições, conseguimos chegar ao produto que considerávamos ideal - um jipe extremamente robusto, confiável e adequado ao nosso país - e comprovamos os avanços tecnológicos do nosso Troller, conquistando os maiores títulos existentes do off-road”, diz Mário Araripe, presidente da Troller.

Ele observa que, ainda através das competições, a montadora fez excelentes parcerias com empresas como a Ipiranga, que foi a principal patrocinadora, além de parceira tecnológica, da Equipe Troller em 2002, os co-patrocinadores Seguro Ouro Auto (da Brasil Veículos) e Dana, além de contar com o apoio da BF Goodrich, T-Systems, Semp Toshiba, Garret, Scorro e Adventure Gears. Os benefícios e efeitos dessas parcerias têm extrapolado a seara dos rallys off-road, como com a T-Systems, que trabalha com a Troller na engenharia de desenvolvimento da picape que a montadora lançará em outubro próximo; com a Dana, fornecedora de eixos para o Troller T4 Diesel, a picape, e para o jipe militar que será lançado em abril próximo; e com a Ipiranga, cujos lubrificantes homologados pela Troller abastecem os carros que saem da fábrica, além de sediar o show-room da Trilha Rio, concessionária carioca da Troller, em um de seus postos de combustíveis da Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, onde, em junho próximo, será inaugurada uma nova loja de 700 metros quadrados.

Em 2003, adentramos uma nova etapa, estratégica para a consolidação da empresa através da conquista de nichos de mercado, que é nossa competência essencial, expressa inclusive na nossa razão social - Troller Veículos Especiais SA -, com o desenvolvimento e lançamento de um jipe militar e de uma picape neste ano de 2003, e, a seguir, do Troller blindado. Seguiremos evoluindo continuamente o nosso Jipe Troller T4 Diesel turbo 2.8, carro chefe da marca”, explica Mário Araripe. “A fim de podermos direcionar, de modo absolutamente focado, nossas forças para esta fase especial, estamos momentaneamente nos retirando como equipe oficial de fábrica das competições nacionais e internacionais de off-road.”

Contudo, a Troller continuará presente no cenário cross country através dos clientes competidores que correm com seu jipe. Manterá o apoio a eles, através da venda de carros de competição a preços subsidiados, com preparação coordenada por Fábio Greco, chefe da Equipe Troller em 2002, e com venda de peças no Rally dos Sertões. Por outro lado, será reforçada, através da rede de concessionárias espalhadas por todo o Brasil (20 atualmente, 24 até o fim de fevereiro e 30 até o fim de 2003), a promoção de eventos diversos para os clientes, de passeios a rallies locais.

31.01.03 18:02 - Troller
DANA ARGENTINA FORNECERÁ CHASSI PARA NOVO VEÍCULO TOYOTA

A divisão de Soluções Estruturais da Dana Argentina foi selecionada pela Toyota para fornecer o chassi para seu novo veículo, até o momento chamado de 692N. O modelo, que terá as versões picape 4x2, picape 4x4 e utilitário-esportivo, deve ser lançado no final de 2004. A expectativa de produção é de 57.000 veículos/ano.

A Toyota é mundialmente reconhecida por seu exigente padrão de qualidade e a divisão de Soluções Estruturais da Dana é a única empresa não pertencente à montadora selecionada para fornecer chassis para o projeto. A engenharia da Dana desenvolverá aproximadamente 310 matrizes para 180 componentes e linhas de montagem para dez diferentes modelos de chassi.

Para Carlos Hage, gerente-geral de Vendas da Dana Argentina e Uruguai, esse negócio é muito importante para a divisão de Soluções Estruturais. "A divisão argentina da Dana é o único fornecedor que montará o chassi completo para o modelo 692 N. Nos outros países onde o veículo será fabricado (Tailândia, Indonésia, Índia e África do Sul), a montagem será finalizada pela própria Toyota", afirma Hage.

30.01.03 12:05 - Jipemania
Consumidores querem diesel e não híbridos

A palavra do povo é a palavra de... É a palavra errada! Um pesquisa feita pela J.D. Power and Associates, com 4.500 consumidores americanos encontrou um desejo maior pelos carros a diesel que pelos híbridos gasolina-elétricos. Mas os fabricantes alertam que apesar da economia oferecida pelo diesel, poucos modelos estarão a venda no mercado americano devido as exigências das novas regulamentações de emissões de poluentes.

27% disseram que comprariam a diesel se o diesel fosse um combustível limpo, enquanto 22% prefeririam híbridos gasolina-elétricos. Se o preço da gasolina fosse para U$ 2,50 o galão, os números pulariam para 56% e 38% respectivamente. Isso está ocorrendo apesar da publicidade das empresas ter descartado o termo “diesel”, trocado por “TDI” e batido em cima do termo “híbrido”.

A GM afirma que as linhas atuais de motores a diesel não poderão mais ser vendidas em 2007, devido às novas regras, mas a chegada de um novo diesel com baixo teor de enxofre pode ajudar. O diesel atual tem 500 partes de enxofre por milhão enquanto o novo terá apenas 15. Os catalisadores também vão precisar mudar por lá. Hoje é permitida a emissão de 1,25 gramas de óxido de nitrogênio por milha, mas em 2009 a legislação obriga a uma queda drástica para apenas 0,07 gramas por milha.

Um plano da Ford de colocar no mercado picapes com motores V6 a diesel foi engavetado enquanto se tenta adequar o motor às futuras normas. Na Europa, 40% dos veículos novos, principalmente carros, são vendidos com motores a diesel.

28.01.03 17:40 - Jipemania
Positron RD Link PX2000
Bloqueador via satélite

A marca líder em alarmes automotivos acaba de lançar o Positron RD Link, sistema de bloqueio de veículo via satélite à distância. Trata-se de uma moderna tecnologia de radiofreqüência desenvolvida nos laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento da PST Eletrônica, oferecendo aos motoristas uma opção inovadora, segura e eficiente de bloqueio do automóvel.

A instalação é fácil e rápida – com instaladores treinados pela PST - e o bloqueador é ativado através de uma senha pessoal cadastrada na Central de Atendimento 24 horas exclusiva para o RD Link. Em caso de assalto ou roubo, o usuário solicita o bloqueio do veículo ligando para o 0800 da operadora, que no mesmo instante envia o comando via satélite. Na demonstração feita durante a apresentação, o alarme do carro foi disparado antes da operadora terminar a frase de confirmação da ativação dele e desbloqueado em alguns segundos, ainda durante a conversa com a operadora. Em marcha lenta, o veículo continuou funcionando por cerca de 2 minutos.

O bloqueio funciona da seguinte forma: ao ter o carro roubado ou descobrir que foi furtado, você disca um número 0800 e dá a placa de seu carro e sua senha. Imediatamente o sinal de bloqueio é disparado pelo satélite. Se o carro estiver em uma área de cobertura, o alarme dispara imediatamente uma sirene ou uma outra sirene voicer opcional (ambas à prova d’água) que fala: “Atenção, este veículo foi roubado. Ligue para 0800... e comunique a sua localização”, e as luzes começam a piscar. A bomba de combustível é cortada e o veículo ainda se desloca com o que houver de combustível no sistema de injeção, até morrer e parar. O alarme ou o texto continuam sendo emitidos até o desbloqueio.

Por enquanto o sistema está disponível no Grande Rio, Belo Horizonte, Brasília e na maior parte das cidades médias e grandes de São Paulo, inclusive das estradas de curtas distâncias entre elas. Ainda não há previsão de cobertura nem para a região Serrana, nem para a Região dos Lagos no RJ. Caso o carro seja roubado em uma área sem cobertura – como um segundo ou terceiro subsolo, por exemplo - ao entrar em área coberta, as ações de bloqueio são desencadeadas, pois o sistema central só cancela o pedido de bloqueio quando houver uma resposta do módulo do veículo.

Quando o caro está estacionado, ele está bloqueado automaticamente, com a bomba de combustível cortada. Não existe a possibilidade de uso de chave para ignição nem de ligação direta. O alarme ainda vem com várias funções de última geração como rolling code, sensor ultra-sônico (abertura de portas, capôs e vidros), interface com travas e vidros elétricos, desligamento e religamento automático do rádio, travamento automático das portas ao acionar a ignição, botão de “pânico” – permite acionar o alarme à distância se houver pessoas estranhas perto do carro -, e um interessante sinalizador de velocidade.

Este módulo, opcional para outros modelos da PST, faz parte dos sensores ultra-sônicos. Ao chegar a velocidade desejada, por exemplo, 100 km/h, aperte o botão do sensor por 2 segundos. A partir daí, ao chegar a 100 km/h o sensor pisca o led e bipa para avisar. Ao ultrapassar 20% da velocidade marcada, o sensor pisca e bipa mais rápido. Depois disso, o problema é seu e o sensor fica quieto. Uma multa por excesso de velocidade é mais cara que o valor do alarme! Além disso, a maior parte das seguradoras está dando entre 10 e até 40% de desconto para os carros equipados com sistemas deste tipo. Num carro zero km, essa diferença pode ser até maior que o valor do alarme. Como opcional pode ter um sensor para abertura de porta de garagem com até oito chaveiros.

O RD Link, alarme-bloqueador está custando em torno dos R$ 250,00 e o RD Link PX2000, descrito nessa matéria, em torno dos R$ 360,00 – preço instalado. Não é um sistema que você pode comprar no mercado e levar para casa: é necessária a instalação especializada, desenvolvida para os diferentes veículos. O serviço tem um custo mensal de R$ 17,50 com desconto para semestralidade por R$ 94,50 e anuidade por R$ 168,00. Ao nosso ver são valores muito atrativos para o alto valor dos veículos novos. Mesmo nos carros mais modernos, SUVs a diesel, importados ou não, com sistemas elétrico multiplexados, onde um fio pode atuar sobre mais de um equipamento, o RD Link pode ser corretamente instalado. A única exceção, por enquanto é o Fiat Stilo.

27.01.03 18:20 - Master Midia - fotos de André Chacó
Rali: Vencedores do Piocerá ainda comemoram

Chevrolet Rally Team já treina para a próxima prova

A dupla Riamburgo Ximenes/Rogério Almeida (Chevrolet/MWM Motores Diesel/Pneus Goodyear/Luk Automotive Systems/Peças Genuínas AC Delco/Acessórios Chevrolet/Mineral/Shell/ Garrett) continua comemorando a vitória no Piocerá 2003, o maior Enduro-Rally de regularidade em distância do Brasil. Afinal, estes cearenses entraram definitivamente para a história da mais importante competição do esporte a motor do nordeste brasileiro, ao vence-la pela quarta vez. “Eu me senti o Lula na chegada em Fortaleza. Tinha câmera e microfone em tudo quanto é lado”, comemorou Ximenes, piloto da Chevrolet Rally Team, equipe invicta na prova.

Depois de vencerem individualmente na categoria Motos, uma vez cada um, Riamburgo Ximenes e Rogério Almeida uniram-se e venceram nos três últimos anos na categoria Carros. “Este rali é muito importante e tem tradição e prestígio. Além de reunir 65 carros este ano, teve um acompanhamento muito intenso e sério de toda a mídia”, explicou o navegador Rogério Almeida. “Foi muito positivo, e vamos voltar no próximo ano, dispostos a vencer mais uma vez”, emendou o piloto.

A única reclamação da dupla foi em relação a cronometragem e apuração dos resultados. “A prova foi muito bem organizada e promovida pelo Ehrlich Cordão. Pena que as empresas contratadas para a cronometragem e apuração oficiais, muito bem indicadas por sinal, não conseguiram fazer um bom trabalho, e tiraram um pouco o brilho da festa”, comentou Riamburgo Ximenes.

O resultado final do Piocerá 2003 foi o seguinte:

01 Riamburgo Ximenes/Rogério Almeida, CE, S10, Chevrolet, 80
02 Hebert Campelo/Albert Campelo, CE, Troller, Sávio Veículos, 65 03 Manoel Belarmino/Raimundo Parente, AL, Troller, Playmóveis, 60
04 Sávio torres/Cláudio Júnior, MA, L200R, Difusora, 57
05 Marcus Silva/Fernando Muller, CE, L200R, Sagguão/Uno Brasil, 55
06 Antonio de P. Neto/Heliomar Oliva Filho, BA, L200R, Bahia, 45
07 Cezar de Moura/Silvio Camelo, PI, L200RII, Trilha Veículos, 36 08 Sergio Melgaco/Hugo Vasconcelos, CE, L200R, Norte Shopping, 35
09 Edson Lobão Filho/Marcos Regadas, PA, Troller, TKT, 31
10 Sebastião da Silva/Renato Purificação, AL, L200, Nagoya Veículos, 30

27.01.03 19:30 - Jipemania
Varela e Fabre deixam a Troller

Depois de três anos de parceria e de muitas conquistas, Reinaldo Varela decidiu separar-se da Troller. “Foram três anos de relacionamento, com muitas vitórias e títulos, mas decidi, junto com meu navegador Edgar Fabre, procurar novos desafios”, conta Varela que, ao lado de Fabre, conquistou em 2002 os títulos de Campeão Brasileiro de Rallie Cross Country e Campeão da Copa Baja. Agora que Varela / Fabre não estão mais atrelados a Troller, iniciaram negociações com uma equipe francesa para correr nesta temporada.

Apesar de terem encerrado a parceria com a montadora brasileira, eles não escondem o orgulho e a gratidão por terem participado do crescimento da fábrica e do esporte off road em geral. "Junto com a Troller pudemos desenvolver um carro brasileiro de nível internacional, um verdadeiro veículo destinado ao Off Road. Trabalhamos intensamente nas provas de Rallie, sempre com o apoio da fábrica, e como o esporte vem crescendo demais nos último três anos, a marca também evoluiu. O Troller de hoje (2003) nem se compara ao de 1999. É muito superior, e isto graças ao trabalho de toda a equipe", observa Edgar Fabre.

Varela acrescenta: " Gostaria de agradecer a todas as pessoas da marca, com as quais convivi nestes três anos, em especial ao Mário Araripe, que sempre nos deu o suporte necessário para atingirmos os objetivos. O resultado foi a conquista do Campeonato Mundial em 2001 e agora em 2002 o Campeonato Brasileiro de Rallie Cross Country".

Depois de uma ano muito competitivo e emocionante, a dupla acredita que novas emoções serão vividas em 2003. "Sem dúvida, se 2002 já se mostrou um ano de muita competitividade, 2003 será muito mais emocionante, pois o esporte não pára de evoluir, as equipes estão cada vez melhores, assim como o nível técnico dos pilotos. Sabemos que haverá muito trabalho pela frente, mas também vamos dar muito trabalho aos nossos amigos concorrentes. Quem certamente ganhará será o esporte ", garante Varela.

15.01.03 15:42 - Jipemania
Governo quer mexer na gasolina

O Ministro da Agricultura acabou de anunciar que pretende diminuir a porcentagem de álcool na gasolina de 25% para 20%. Todos agradecemos pois teremos carros rendendo melhor e com mais economia. Mas o motivo dessa proposta é preocupante. Segundo o governo os estoques de álcool estão muito baixos. Bem, dessa forma o carro flex-fuel não vai chegar às ruas de jeito nenhum. Mas será que essa redução do álcool será acompanhada de queda no preço ou aumento do preço da gasolina?

15.01.03 14:52 - Jipemania
Divulgado o Smart 4 portas

Após especulações sobre o tal modelo de 4 portas de Smart que a Mercedes prometeu ao Presidente Lula produzir em Juiz de Fora, a matriz divulgou os primeiros dados do Smart FourFour. A segunda geração dos Smarts, para 2003 terá controle de tração, ABS, EBD e auxílio para partida em rampas. Para a Europa os pequenos motores econômicos turbo com 3 cilindros ganham mais força, passando de 599 para 698 cc. Isso eleva a potência para 50 e 61 cv contra 44 e 54 cv dos modelos anteriores. O super econômico diesel de 40 cv continua disponível. Vamos continuar a torcer para o modelo brasileiro não vir com motor 1.6 convencional como prometido. Optando por esse motor a DC vai criar um carro para competir com seu próprio Mercedes Classe A e não um carro urbano, muito econômico como a proposta original do Smart.

15.01.03 13:04 - Jipemania
Dodge M80 vai ser produzida

A DaimlerChrysler esta fazendo estudos para colocar em produção ao a M80, picape compacta, que causou um furor no Salão de Detroit do ano passado, ou algo muito semelhante derivado dela. A DC aponta para a construção de uma nova fábrica no Canadá, em Windsor, Ontário, de outro lado do lago em relação a Detroit para produzir o veículo.

15.01.03 12:55 - Jipemania
Rádio via satélite vai ocupando espaço

2002 foi o ano para o grande teste da tecnologia de "rádio a cabo" XM, um sistema de rádio digital via satélite com 100 canais que pode ser recebido em qualquer ponto dos Estados Unidos, com o pagamento de anuidade ou mensalidade. O número de assinantes atingiu 360.000 veículos e se espera fechar 2003 com mais de 1 milhão. Para acelerar este lucrativo avanço tecnológico, a GM acabou de anunciar que vai oferecer rádios com capacidade XM em 44 de seus 57 modelos comercializados nos Estados Unidos. No Salão de Detroit foi mostrada uma tecnologia semelhante para transmissão de TV via satélite para os automóveis e ela deverá começar a se consolidar nos próximos anos.

15.01.03 12:50 - Jipemania
Aumentam os mortos em capotagens

Acabou de ser divulgada a estatística do tráfego assassino americano para 2002. Lembre que é um país onde não é obrigatório o uso de cinto de segurança. Foram cerca de 10.000 mortos em capotagens. As capotagens representam apenas 3% do número de acidentes mas fornecem 32% do número de fatalidades. De onde se conclui que mais de 30.000 pessoas morreram em acidentes de carro em 2002. Os capotamentos onde apenas um carro estava envolvido, aumentaram em 23%, causando a morte de 8.400 pessoas. As estatítisca aponta claramente que os SUVs e picapes com centro de gravidade alto capotam mais facilmente que os carros e o índice de fatalidade nestes acidentes é 3 vezes menor para ocupantes de carros. O estudo recomenda que não se permita que adolescentes dirijam SUVs e picapes. Mas novamente o estudo oficial se recusa a divulgar dados de morte/sobrevivência em acidentes para ocupantes com ou sem cintos de segurança.

Dakar até o dia 9 - Dakar do dia 10 ao 17
Edição 51 janeiro 2003

Evento Recomendado


Entre os dias 6 e 9 de fevereiro na Marina da Glória do RJ será realizado o Aventura in Rio, primeiro evento voltado aos praticantes e admiradores dos esportes radicais. Paralelamente, será realizado também o II Rio Off Road Show, que apresentará as novidades deste segmento, em franca expansão no Brasil.

Veja as melhores matérias com todos os 4x4 dos Salões do início de 2003

Testes recomendados

Fiat Strada motor 1.8
clique aqui matéria completa

GM Zafira 2.0 automática
clique aqui matéria completa

Renault Laguna 2003
clique aqui matéria completa