Teste Exclusivo  Unimog Mod 1979 O Unimog |  Meio Metro | 12 Marchas
Unimog: Nascido Para Trabalhar 
Unimog 2500A linha Unimog, da Mercedes-Benz, com mais de 30 modelos a venda, é um sistema complexo, com diversos comprimentos de chassis, motores de várias potências e eixos normais e de trabalho pesado, além de uns 2.500 acessórios. É tanta coisa que uma matéria só não dá nem para passar perto das formidáveis qualidades desses veículos.  

Os primeiros Unimogs foram veículos muito avançados para o final da década de 40. Após o término da Segunda Guerra, todos os esforços alemães estavam voltados para a reconstrução do país. Um grupo independente de engenheiros trabalhou num projeto de veículo que satisfizesse as exigências daquele momento. O conceito previa algo como um trator que pudesse ser equipado com os mais diversos implementos, além de poder transportar cargas. O projeto recebeu a sigla Unimog - Universal Motorengeraet e acabou encampado pela Mercedes-Benz. Atualmente é fabricado na Alemanha e montado nos Estados Unidos e na Argentina. Note que enquanto na Inglaterra surgia um jipe para trabalhos rurais leves, na Alemanha surgia um caminhão para qualquer tipo de trabalho.  

Velho&novoOs primeiros modelos tinham um motor Mercedes de projeto da década de 30, com 4 cilindros e apenas 25 cv. O câmbio era de 6 marchas não sincronizadas para frente e duas para trás, além de duas marchas super-reduzidas à frente ou à ré, mais duas tomadas de força. Já possuíam tração total, bloqueio de diferenciais e eixos tipo pórtico. Estes eixos são uma das soluções técnicas que permite uma grande altura livre do solo. A outra, é o uso de pneus de grande diâmetro. Para se ter uma idéia correta dos eixos tipo pórtico, basta lembrar dos semi-eixos da Kombi com caixas de redução. O conceito é o mesmo. O Hummer usa uma solução do mesmo tipo. Bem, esses 25 cv eram suficientes para acionar os mais diversos implementos e permitir uma boa performance em todo-terreno. Os pneus originais eram 6,50x20 e o Unimog tinha uma velocidade máxima de 42 km/h.  

O sistema Unimog nunca marcou presença no Brasil. Algumas unidades andaram pela Amazônia e depois pelos canaviais. Estão enferrujando por aí... Outras, foram compradas pela Aeronáutica para serem usadas como veículos de corpo-de-bombeiros em bases aéreas e aeroportos. Ele é imbatível quando se trata de serviços pesados em regiões complicadas como na instalação e manutenção de sistemas de transmissão de eletricidade, florestas ou regiões com muitos rios, desertos e áreas cobertas por neve. Não existe outro veículo capaz de vencer inclinações como os Unimog, transportando cargas a locais não atingíveis por veículos terrestres. Indo logo ao que interessa, vamos começar nossas descobertas pela família todo-terreno, mais indicada para uso desportivo e para viagens. 

Peso X Potência

O Unimog não é um super caminhão. A medida do desempenho de um veículo fora-de-estrada, passa pela relação peso/potência. Isto é: quantos kg cada cavalo puxa. Quanto menos kg por cv, melhor. 
Veículos 4x4 kg/cv Unimogs kg/cv
Suzuki Samurai 14,57 U 90 curto 56,47
Lada Niva 16,31 U 110 curto 70,58
Toyota Band. Jipe cap.aço  17,94 U 140 curto 54,13
Land-Rover Def 90 21,62 U 1250  60,00
Pajero GLS 12,76 U 1850 58,88
Grand Cherokee 9,13 U 2450 44,16

 

O Unimog U 100 L (visto ao lado) é o modelo mais compacto e ágil, com uma potência de 92 cv. A seguir vêm os U 110 L e U 140 L (semi-pesados), com peso total admissível de 8,5 toneladas e potência até 136 cv. Os veículos da série pesada, têm potências de 125 cv até 240 cv, podendo deslocar de 7,5 a 14 toneladas. 
O chassi é flexível com longarinas de perfil em "U" e 6 travessas tubulares soldadas, oferecendo rigidez na estrada e boa torção fora dela. Estas travessas tubulares são muito comuns nos off-road de última geração. Com o uso dos eixos tipo pórtico, com redução, diminui-se o esforço exigido do motor. Os eixos e suspensões são exatamente iguais na traseira e dianteira, facilitando a manutenção e tornando simples a obtenção exatamente do mesmo desempenho ao superar obstáculos. 
Para os eixos de serviço pesado existe um acessório muito interessante. Ele é indicado para veículos que vão operar em desertos ou regiões alagadas. É um sistema de pressurização interna por ar-comprimido. A pressão do ar dentro dos eixos é sempre maior do que fora deles, logo, não há penetração de pó ou água!
Suspensão mais despojada, impossível. São amortecedores de looooongo curso e molas helicoidais, permitindo uma inclinação do eixo de até 30 graus. Para ancorar o conjunto, barra Panhard e dois tirantes diagonais por eixo. Evidentemente as pontas dos eixos têm diferenças pois é preciso fazer curvas... A outra diferença fica com as barras estabilizadoras, ambas voltadas para trás, mas com maior comprimento para a dianteira.

Alguns Links - são cerca de 300 home pages sobre Unimogs (podem estar desatualizados)

Unimog em alemão  
Unimog - Die Bamberger StudentInnenzeitung  
Kai's Unimog WWW Homepage  
Home Page of Christian Falzon Unimog na ilha de Malta  
Russia-On-Line:Hobby  
WoW's European Automoble Sites 

O Unimog |  Meio Metro | 12 Marchas