VW Magellan Concept

Salão de Detroit 2002
Por Joseph Roitberg

Nem se fala mais do VW AAC e do projeto Cayene junto com a Porsche e VW, que nunca fez nada 4x4 além da Kombi Syncro já parte para os SUVs crossovers. A empresa está cheia de boas intenções e com desenhistas afiados, mas nada de seus veículos 4x4 entrarem no mercado. Pelo menos, nesse caso, é fácil de decifrar o nome: Magellan é o que conhecemos como o grande navegador português Magalhães, cujo nome foi dado ao Estreito de Magalhães. Bem, se a Citroën pode colocar Picasso em um carro, parece que vamos começar a ter nomes de personalidades. Isso pode dar um rolo danado...

A VW pretende entrar no mercado com o carro citado acima em 2003, talvez com o nome de Tuareg e definiu o Magellan apenas como um estudo de desenho, mas essas coisas sempre revelam as tendências do futuro. Esse 4x4 é um crossover entre SUV, station wagon e um sedan e foi criado pelo centro de design da VW de Barcelona, na Espanha.

Em princípio usaria o novo motor W8 com 275 cv e câmbio automático com opção Tiptronic. Ele é mais alto que uma station wagon mas não tão alto quanto um SUV e lembra um grande batráquio metálico com uma traseira bastante agressiva e um pequeno vidro que deve dar uma péssima visão para trás. Usa 4 portas convencionais, não entrando na onda das portas de abertura central. Com a terceira fileira opcional de bancos, pode levar 6 passageiros. E seu GPS pode ser removido e usado fora do carro. Se a VW resolver colocar esse 4x4 no mercado, deverá ser lá para 2005 somente.