atualizada em 30.10.2006
Ano 5

página 1 | página 2 | página 3 || voltar à história da publicidade da Coca-Cola

A expressão "tubaína" é recente no Brasil para denominar aquelas marcas de refrigerantes baratas, algumas feitas quase que em fundo de quintal. Elas conseguem arrebatar boa parte do mercado apenas pelo preço. Não investem em publicidade e quase não se preocupam com o sabor.

A Coca-Cola começou apenas como "mais uma" no mercado. Investindo pesado em propaganda, ergueu a cabeça, passou a ser notada e deu no que deu. Mas existem catalogadas pelo menos algumas dezenas de marcas de refrigerantes antigos de "noz de cola", além de outros concorrentes diretos pela cor do produto e efeitos como os "root beer" (nada a ver com cerveja), café e chocolate. Nesta seção vamos ver a carinha de muitos deles, pois a caça às pequenas marcas de décadas atrás é quase um trabalho arqueológico. Algumas garrafas são realmente encontradas entrerradas em depósitos de lixo de casas antgas nos EUA.

Pelo menos três concorrentes de peso dividiram o mercado norte-americano e europeu com a Coca-Cola. O mais óbvio é a Pepsi-Cola que está firme e forte, sempre disputando a preferência no Brasil. Outro menos óbvio é a Doctor Pepper, literalmente "Doutor Pimenta" que continua forte nos EUA e Europa e a muito menos conhecida Royal Crown Cola, "Cola da Coroa Real". Essas outras três marcas terão seu histórico específico em breve. Você verá na maioria delas a repetição da cores vermelho e branco.

1904 - é o anúncio mais antigo da Dr.Pepper que encontramos. Nele está escrito: "Sua pureza e o fato de fazer bem à saúde, bem como suas qualidade de paladar e de ser agradável contribuem para a popularidade sem precedentes de Dr. Pepper'e phos-ferrates. ë livre de drogas ou químicas que prejudicam o coração e enfraquecem seu sistema. Engarrafado exclusivametne por G.A. Dueler - Colorado".

A alusão ao uso da cocaína pela Coca-Cola e outras é óbvia, neste pequeno anúncio de jornal.


1906 - note o rótulo em diamante com borda clara semelhante ao rótulo original da Coca-Cola. Só que este é vertical, enquanto o da Coca era horizontal. Não conseguimos decobrir as cores, ainda...

1907 - a primeira propaganda com seta da Coca-Cola parece ter sido a de 1906 de uma promoção. O tema da seta só foi retomado em 1908. Quem copiou quem?

192? - no início do regime comunista, um refrigerante que pela cor parece ser de cola em plena Rússia Revolucionária. Não temos mais nenhuma informação à respeito. Se você tiver, envie.

192? - Nu Icy, uma cola que sumiu

193? - KAYO, de chocolate

193? - cartão vale-brinde para um 6 pack grátis de DrPepper

1932 - a aparição mais antiga da Royal Crown Cola que encontramos. "Relaxe e Curta", "A melhor pelo teste de sabor"

1943 - a Canada Dry famosa até hoje pelo seu ginerale (de gingibre - delicioso) tentou o mercado das colas com a Spur Cola

1943 - Rola Cola americana

194? - Red Rock Cola americana

195? - Folha metálica da lata da Pepsi dos anos 1950 aberta. Note a fonte usada para "Pepsi" totalmente diferente do convencional da marca.

1956 - The Double Line Cola - EUA

196? - Double Cola americana

196? - FBI Cola americana

196? - FIZZIES Cola americana

1965 - Diet-Rite Cola - EUA

1969 - Diet-Rite Cola - EUA

196? - Patio Diet Cola - EUA


1970 - Afro Kola - EUA - ainda com ares de segregação racial, evidentemente uma cola voltado para o consumidor negro: "A Alma da Bebida"


1994 - Woodstock Cola para o evento dos 25 anos do festival de Woodstock
 página 1 | página 2 | página 3 || voltar à história da publicidade da Coca-Cola
Eu já consegui encontrar muitas coisas interessantes na web, em meio ao maior lixo cultural que o ser humano já foi capaz de produzir.

Achei que estava na hora de retribuir e compartilhar algumas das coisas  de meu acervo particular que não vale um centavo se não tiver ninguém para ver....

Esse local não é de propaganda da Coca-Cola.

Esse local é das propagandas da Coca-Cola.

Os anúncios desse refrigerante contam um pouco da história da publicidade. Isso é importante de ser preservado.

Espero que este local seja de alguma ajuda para os publicitários, estudantes de publicidade, colecionadores de Coca-Cola, curiosos em geral e dos grandes viciados no líquido negro.

Se você tiver algum outro anúncio interessante da Coca-Cola que queira compartilhar com todos, entre em contato comigo, para acertarmos o envio por E-mail.

É isso aí.

José Roitberg - Jornalista - Brasil

[email protected]

Coca-Cola é marca registrada da Coca-Cola,
como se você não soubesse...

Aviso!
Essa página não é da empresa Coca-Cola! Não temos nada a ver com as campanhas de brindes, patrocínios culturais e esportivos.
Não faça as reclamações para nós. Não envie currículos. Obrigado.